Zodíaco Sideral

Uma das maiores diferenças entre a astrologia védica (jyotisha) e a astrologia ocidental (herdada da Grécia) é o uso do zodíaco sideral. A astrologia védica faz uso do zodíaco sideral, enquanto a astrologia ocidental, a maioria das vezes faz uso da astrologia tropical.

O zodíaco tropical, usado na astrologia ocidental, é uma divisão imaginária do céu em 12 partes iguais, cada uma representando um signo astrológico de 30º. Essa divisão é baseada na posição do Sol em relação à Terra ao longo do ano na eclíptica. O ponto de partida do zodíaco tropical é o equinócio da primavera no hemisfério norte, geralmente a 0º de Áries (ou uma possível variação a 8º§), que ocorre por volta de 21 de março, ignorando o movimento de precessão dos equinócios.

A partir desse ponto, o zodíaco é dividido em signos como Áries, Touro, Gêmeos, Câncer, Leão, Virgem, Libra, Escorpião, Sagitário, Capricórnio, Aquário e Peixes. Estas são as posições utilizadas pela astrologia ocidental e sua criação pode ser rastreada até a Grécia Antiga no século 5 a.C, até Euctemon§, já os babilônios, que inspiraram o aparecimento da jyotisha na Índia e os primeiros descobridores da astrologia, nunca utilizaram um zodíaco tropical, apenas o sideralismo, pois sempre consideraram um zodíaco atrelado às constelações e nunca à passagem das estações no hemisfério norte.§.

O astrônomo grego Hiparco de Alexandria, o descobridor da precessão dos equinócios e pai da trigonometria

Cláudio Ptolomeu divulgou massivamente o zodíaco tropical através da publicação da sua famosa obra “Almagesto” no século II. Porém, desde Hiparco em 129 a.C. é sabido no mundo todo que existe a precessão dos equinócios que alteraria a posição do zodíaco com o passar do tempo, ou seja, a astrologia védica utiliza as posições do planetas em posições mais próximas às astronômicas reais das estrelasEste é um movimento bem lento, que faria a Terra completar uma volta apenas a cada 26.000 anos em torno do eixo de sua eclíptica e que modificaria o zodíaco com o passar do tempoO resultado é que a maioria dos astrólogos védicos hoje utilizam um zodíaco sideral (nirayana) que mantém uma relação fixa com as estrelas ao longo do tempo, em contraste com a relação fixa do zodíaco tropical (sayana).

Este artigo é apenas um esboço de nível básico, você pode ter um maior aprofundamento a respeito deste assunto consultando o artigo completo “Ayanamsha, que comenta mais sobre este assunto com uma riqueza maior de detalhes.

Signo Solar Védico

A lista abaixo possui as datas dos signos solares da astrologia védica, considerando a precessão dos equinócios, porém, é importante lembrar que a interpretação da astrologia védica sideral a respeito dos planetas nos signos não é a mesma da astrologia ocidental, aliás, o signo mais importante da jyotisha é o signo da Lua, que você pode calcular clicando aqui e selecionando a aba “Detalhes”.

Comentários
2023-06-30T18:35:17+00:00

About the Author:

André Kërr é co-fundador da Academia Brasileira de Astrologia Védica e escritor best-seller na sessão “Espiritualidade” da Amazon Brasil. Ele é astrólogo védico, engenheiro de software, tradutor de livros clássicos e modernos da jyotisha, pesquisador da cultura indiana e desenvolve novas tecnologias para auxiliar a comunidade brasileira. Conhecedor das astrologias de Parashara, Jaimini, Brighu Nadi e KP.
1
Olá! Caso você queira mais informações sobre consultas e cursos, clique no botão verde abaixo para conversar conosco pelo Whatsapp!
Powered by