O Uso da Astrologia Védica no Budismo

Movido por um forte amor escrevo este texto para o benefício de todos os seres.

Sabemos que Buddha não fundou o “Budismo”, mas que seus ensinamentos inspiraram grandes yogis e monges. Estes construíram um sistema de práticas elaborado e organizado para possibilitar o desenvolvimento da lucidez e purificação dos venenos mentais. Nos textos budistas não encontramos nenhuma objeção ou proibição do uso da Astrologia, mas encontramos algumas posturas morais e éticas mais apropriadas para o caminho do budista, como por exemplo, o voto Ahimsa (não-violência), o voto Satya (compromisso com a verdade), etc.O Budismo não possui um conceito ou nome para Deus e por isso é muitas vezes classificado como não-teista. Isso não significa que negue a Deus, mas sim que não o definem em um nome ou personagem.

As 4 Nobres Verdades

Buddha Shakiamuni (o Buddha Histórico) nos deixou diversos ensinamentos sobre a mente humana e sobre a inteligência da vida. Talvez o ensinamento mais conhecido seja sobre as quatro nobres verdades:

  • Existe o sofri­men­to;
  • Existe a ori­gem do sofri­men­to;
  • Existe a ces­sa­ção do sofri­men­to;
  • Existe o cami­nho que leva à ces­sa­ção do sofri­men­to.

O caminho do budista é o caminho do meio, onde se busca a cessação do sofrimento através da purificação dos venenos mentais (a ira, a cobiça e a ignorância), e para isso as escolas ou tradições adotaram diferentes práticas ensinadas por Buddha.

Astrologia no Budismo

Entre os budistas, é possível notar o uso da astrologia de diferentes maneiras, como por exemplo, para determinar as datas dos rituais, datas mais auspiciosa para fundação de templos e eventos importantes. Dentro do Budismo tibetano existem práticas como: avaliar o céu no dia da morte do ente querido para saber onde e quando será sua reencarnação, também existe o uso de Astrologia Natal e Medicinal (com base nos elementos). Como vemos, a astrologia tem sua função cultural e litúrgica entre o budismo tibetano.

Conceitos Comuns Com A Jyotisha

Para o praticante, o uso da Astrologia Védica pode ser indispensável ao percebemos, por exemplo, que Budha ensina que todos os seres estão sujeitos ao sofrimento, e isto também e corroborado pela Astrologia védica, pois todos os seres que nascem nesse planeta estão sujeitos e terem em seus mapas Natais as casas Dhustanas ou de sofrimento (6, 8 e 12), debilitações e arishtas. Assim como todos os seres que nascem nesse planeta podem seguir o caminho da cessação do sofrimentos através do Dharma Trikona (a casas 1, 5 e 9). Também todos os seres podem conquistar a libertação através do Moksha Trikona (4, 8 e 12) e, se for o caso, podem também se enredar mais ainda no samsara e acabar por reencarnar novamente através das casas de pecado, ou seja, as casas 3, 6 e 11.

Ainda, existe o sistema de Vimshottaria Dasha. Assim como Buddha, esse sistema nos ensina que na vida nada é fixo ou permanente, e que estamos constantemente em mudanças. Através desse sistema podemos saber em ciclo da vida estamos e como aproveita-lo da melhor maneira possível. Aqui falo no sentido de como estar presente no aqui e no agora com o menor sofrimento possível.

Conclusão

O budismo e a Astrologia Védica ensinam muitas coisas em comum e são complementares em seus conhecimentos. A Astrologia Védica, quando aliada a ética, moral e filosofia budista, pode tornar mais leve o caminho de todos aqueles que buscam a pacificação em benefício de todos os seres.

 

Comentários
2019-09-26T13:28:23+00:00

About the Author:

Guilherme Bitencourt é graduando em Psicologia pela UniCnec, astrólogo védico formado pela Academia Brasileira de Astrologia Védica, tradutor do Brihat Jataka, é especialista em cultura e religiões orientais, em especial no budismo.
1
Olá! Caso você queira mais informações sobre consultas e cursos, clique no botão verde abaixo para conversar conosco pelo Whatsapp!
Powered by