Planetas na Astrologia Védica

Os planetas na astrologia védica são ao todo nove, sendo eles: Sol, Lua, Marte, Mercúrio, Júpiter, Vênus, Saturno, Rahu e Ketu (nodos lunares).  Claro que o Sol, a Lua e os nodos não são planetas no sentido astronômico. Este termo é utilizado como uma tradução genérica para a palavra em sânscrito “graha” (lê-se ‘grárra’), geralmente utilizado para se referir aos corpos celestes no geral. Quando nos referimos aos nove planetas juntos, os chamamos de “navagrahas”. O Sol é uma estrela, a lua é um satélite natural e os nodos lunares são pontos matemáticos (planetas-sombra). Cada planeta rege um assunto, ou seja, controla a forma e o resultado de determinados assuntos na vida humana.

 

Navagrahas, os planetas da astrologia védica personificados.

 

Os planetas regem signos, ou seja, suas naturezas se expressam de formas diferentes através deles, como dois filhos diferentes expressam as características diferentes de seus pais. Um bom exemplo é Marte, Marte é a representação da violência, porém ela pode acontecer a nível físico direto em Áries ou a nível simbólico em Escorpião, o primeiro como um soldado, o segundo como aquele que de forma oculta comanda a ação do soldado. Ambos falam de força e poder, mas de perspectivas diferentes, só que ambos são expressões de Marte.

Cada planeta pode estar forte ou fraco, dependendo de seu posicionamento no mapa, seja através da casa e signo que está, e as conjunções em que se encontra. A força de um planeta através do signo é chamada de dignidade e sua força por casa é chamada de força direcional. Quando um planeta se encontra em uma casa muito ruim é chamado de MKS, morte por casa. A força da dignidade de um planeta é a seguinte: Exaltação 100%, exaltação média (ou moolatrikona) 75%, domicílio 50%, signo amigo 25%, signo inimigo 5% e debilitação 0%. Você pode descobrir a dignidade dos seus planetas na guia “Detalhes” do seu mapa astral védico grátis.

 

Tabela de dignidades planetárias na astrologia védica

Significados dos Planetas

Sol
Surya ou Ravi
Maléfico Natural

O sol é o corpo físico no geral, ele é também o pai, a autoestima, a relação com o próprio corpo e com figuras de autoridade. O sol é associado ao rei e sua relação com as pessoas de autoridade. O Sol é também conhecido por queimar ou energizar os planetas próximos a ele. Quando ele queima e destrói os significados dos planetas próximos a ele, ele cria a combustão. Quando ele faz com que esse planeta aja de forma excelente, ele forma um cazimi, que confere um talento fora do comum aquele planeta, como no caso da combinação especial chamada de Budha Aditya Yoga, dependendo dos graus de diferença.

Lua
Chandra ou Soma
Benéfico Natural

A lua é a mente, a reputação social, o nosso tato com as pessoas, aquilo que nos faz se sentir emocionalmente nutridos. A lua é a resolução do nosso relacionamento com a mãe. Ela é associada ao setor de saúde, alimentos, laticínios, setor imobiliário e comércio.

Marte
Mangala
Maléfico Natural

Marte é a nossa ação em situações onde lutar é preciso, ele é a inteligência mecânica, as cirurgias, as inflamações, terrenos e a febre, o tesão sexual. Ele é o sangue. Ele é associado à engenharia, às forças policiais. Ele é o namorado da mulher.

Mercúrio
Buddha
Benéfico Natural

Mercúrio é a forma de comunicação, do cálculo, a capacidade de falar assuntos de natureza técnica, a escrita e a argumentação, as mãos, o sistema nervoso, o intestino, os órgãos pares do corpo, rins e pulmões. Ele é associado a escritores, a mídia e os negociantes.

Júpiter
Brihaspati ou Guru
Benéfico Natural

Júpiter é a ética, a religião, a filosofia, a capacidade de ser feliz e a riqueza. O professor, o guru, o nível educacional, aquele que legisla as leis e o marido da mulher. São a classe sacerdotal, publicitários e os ministros.

Vênus
Shukra
Benéfico Natural

Vênus é aquilo que nós reconhecemos como prazer, estética, as mulheres em idade reprodutiva, os órgãos genitais, os veículos, o sistema urinário, a diplomacia e a capacidade de sentir prazer, a mulher que o homem heterossexual e a mulher lésbica namoram e se casa. Ele é associado aos itens de luxo, a beleza e ao direito.

Saturno
Shani
Maléfico Natural

Saturno é sobre o trabalho, julgamento, o senso de responsabilidade, a paciência e o esforço, a obediência a leis, pessoas idosas, são as classes operárias e funcionários do povo.

Nodos Lunares
Maléficos Naturais

Os nodos lunares (Rahu e Ketu) são planetas-sombra, ou seja, não são corpos celestes no sentido físico, mas são pontos matemáticos que dão efeitos visíveis e verificáveis. Se o Sol tem a capacidade de combustar quem o conjunta, eles têm a capacidade de eclipsar qualquer corpo celeste que tocam. Os nodos são uma linha reta, desta forma, o nodo sul sempre estará na casa oposta do nodo norte e vice-versa, ou seja, sete casas após o seu posicionamento.

Ketu
Ketu é a capacidade de desapego e de controle, de espiritualidade, os grupos marginalizados, a meditação, o raciocínio simbólico-abstrato, as situações inesperadas, o passado, a clareza e a vontade por controle.

Rahu
Rahu é o foco, a razão, a obsessão de vida e a ganância, o engano, os remédios, a manipulação, o estrangeiro e o exótico.

Planetas Transpessoais

Já os planetas transpessoais, Urano, Netuno e Plutão não regem nenhum signo na astrologia védica e seus efeitos são considerados secundários, seus defensores geralmente os associam com mitologias de deidades que são apenas associadas tradicionalmente aos nakshatras. Seus efeitos não podem ser verificadas do ponto de vista prático, como acontece aos nove através do Vimshottari Dasha, o Livro da Vida da Astrologia Védica. Geralmente os neo-védicos, uma seita moderna, os considera e fazem previsões baseadas exclusivamente em trânsitos com eles. Por consenso, eles não são atualmente aceitos tradicionalmente.

 

Comentários
2019-07-22T17:33:16+00:00

About the Author:

André Kërr é co-fundador da Academia Brasileira de Astrologia Védica e escritor best-seller na sessão “Espiritualidade” da Amazon Brasil. Ele é astrólogo védico, engenheiro de software, tradutor de livros clássicos e modernos da jyotisha, pesquisador da cultura indiana e desenvolve novas tecnologias para auxiliar a comunidade brasileira. Conhecedor das astrologias de Parashara, Jaimini, Brighu Nadi e KP.
1
Olá! Caso você queira mais informações sobre consultas e cursos, clique no botão verde abaixo para conversar conosco pelo Whatsapp!
Powered by