Introdução à Astrologia Védica

Diferente de como nossa cultura atualmente lida com a astrologia que nossa própria civilização desenvolveu, a astrologia védica é tida como um conhecimento legítimo na Índia, e é uma das seis principais disciplinas (vedangas) necessárias para a compreensão dos seus textos sagrados, os Vedas. Tendo cursos de ensino superior disponível nas universidades indianas. Na Índia, ela é chamada de jyotisha, que significa “o conhecimento da luz”. A astrologia para os hindus têm uma importância mística, de modo muito semelhante à da matemática para os filósofos da Escola Pitagórica na Grécia, responsáveis por inúmeras descobertas neste campo.

 

Parashara Maharishi

Parashara, o fundador mítico da Astrologia Védica

Na tradição hindu, a primeira geração da astrologia védica é atribuída à figura mítica de Parashara (ilustração acima), suposto escritor mitológico da principal obra, o Brihat Parashara Hora Shastra, que mescla técnica à mitologia indiana. Segundo o pesquisador David Pingree em “The Mesopotamian Origin of Early Indian Mathematical Astronomy” (1976), a astronomia da Índia teve seu desenvolvimento à partir de uma derivação dos estudos praticados na Mesopotâmia durante o Primeiro Império Persa (550–330 a.C), podendo ser historicamente atribuído como uma descoberta de grupos de diversos matemáticos e astrônomos. A tradução desse Bíblia da Astrologia Védica pode ser encontrada em nossos materiais gratuitos, mas eu realmente recomendo que pela densidade do texto você acompanhe conosco.
Como ciência comparativa, a Astrologia não estuda um ente, uma coisa, mas uma relação […] Astrologia é, por natureza, astrologia comparada: astronomia comparada à Biologia, quando estuda fenômenos biológicos; comparada à História, quanto estuda eventos e etapas da História; e assim por diante. […] A Astrologia, portanto, não é uma ciência só, mas uma multidão de ciências.

Adotaremos aqui a definição do astrólogo Olavo de Carvalho em seu “Tratado de Astrocaracterologia“, uma das primeiras iniciativas de se criar um debate astrológico no Brasil, “a astrologia é astronomia comparada“. Apesar da astrologia ocidental ter se difundido nas massas como um “teste de psicologia”, a astrologia védica tem diversas aplicações em diversas áreas, incluindo medicina, predição de eventos e profissões. A  astrologia deve ser entendida como o estudo de uma linguagem, como os números da matemática. Como a interpretação de novos algarismos contidos na linguagem do Universo que pode ser traduzida em acontecimentos e objetos terrestres. Cada ferramenta de seus cálculos representa em si um algarismo, tal como os números que conhecemos, mas eles não se referem apenas à quantidade, mas a um significado eterno, desta forma, muitos objetos que são separados para nós à primeira vista, podem estar associados na lógica astrológica, e também, podem haver vários outros campos que desconhecemos. As ferramentas até então definidas, as casas, os planetas, os signos, os aspectos, os nakshatras, as regências dos signos e de suas mansões, são as bases que determinarão da expressão de um fato astrológico.

Por mais que as correntes esotéricas ocidentais forcem a concepção mágica da Astrologia em suas propagandas, cheias de energias, símbolos, roxos, rosas e azuis, o astrólogo não é um vidente, não se utiliza de nenhum dom de clarividência ou visão sobrenatural, ele simplesmente conhece as leis e operações desta linguagem, da mesma forma que um programador, um estudante de línguas ou um matemático. Ele analisa um elemento da realidade, os corpos celestes e faz suas operações seguindo seu método matemático. O astrólogo, antes de tudo, precisa ser um estudioso e sua pesquisa se baseia em perceber padrões, fazer estudos de casos e comparar com a realidade, se este resultado esperado realmente fora produzido.

Comentários
2019-01-22T15:17:10+00:00

About the Author:

Kerr é o fundador da Academia Brasileira de Astrologia Védica. Ele é astrólogo, tradutor de livros clássicos e modernos da jyotisha, pesquisador da cultura indiana e desenvolve novas tecnologias. Conhecedor das astrologias de Parashara, Jamini, Brighu Nadi e KP.
1
Olá! Caso você queira mais informações sobre consultas e cursos, clique no botão verde abaixo para conversar conosco pelo Whatsapp!
Powered by