Como ler o mapa astral védico? Mapa norte e mapa sul

A astrologia védica (jyotisha) não faz uso do sistema de casas circular comum na ocidental. Isto pode causar certo espanto para os iniciantes já acostumados com sistemas de casas neste formato, por isso neste artigo, esclareceremos as duas principais formas de representar o gráfico do mapa natal védico.

 

Tipos de mapa astral védico

Mapa do Norte da Índia ou Mapa de Triângulo

Este sistema é o mais comum. Nele, você deve encarar todas as posições de casas como fixas. Em outras palavras, onde cada número se encontra no desenho será sempre o número da casa; o ascendente (casa 1) sempre será o losango na parte central superior do mapa (com o número 1 desenhado no exemplo) e as outras serão contadas através do movimento anti horário.

Após você já decorar as posições das casas no exemplo anterior ou pelo menos deduzir onde estão contando em sentido anti horário. Você precisa saber em que signo estas casas estão. Existem 12 signos, na seguinte ordem: Áries (1) , Touro (2), Gêmeos (3), Câncer (4), Leão (5), Virgem (6), Libra (7), Escorpião (8), Sagitário (9), Capricórnio (10), Aquário (11) e Peixes (12). No segundo exemplo acima, vemos que o ascendente não está com o número 1, como na anterior e sim com o dois, caracterizando um ascendente em Touro. Júpiter (Ju) está sentado na casa 1, também em Touro, por justamente sentar em uma casa com o número 2. E também, Marte está em Libra (7) com Ketu na casa 6. Não se sinta ansioso sobre isso, com algum pouco tempo de prática ficará cada vez mais fácil entender.

Mapa do Sul da Índia

Esta é a segunda representação gráfica mais comum, e é essencial compreendê-lo, já que uma grande quantidade de livros clássicos de jyotisha utilizam este sistema e é o padrão na maior parte dos programas, uma vez que é muito mais fácil de ser programado. Neste sistema, as casas não são fixas, e sim os signos dela. Todos os outros elementos são móveis iniciando-se pelo segundo quadrado da esquerda para direita e terminando no primeiro da mesma ordem, como um colar que encontra suas pontas.

Este é o mesmo mapa usado no exemplo anterior, o ascendente é declarado através da escrita ASC sobre o signo de touro do mapa sul. Marte e Ketu estão sobre o local fixo do signo de libra. Para descobrir a casa você deve contar a partir de ASC em sentido horário; neste exemplo, Marte e Ketu estão na casa 6.

 

Comentários
2018-08-27T16:00:35+00:00

About the Author:

Kerr é o fundador da Academia Brasileira de Astrologia Védica. Ele é astrólogo, tradutor de livros clássicos e modernos da jyotisha, pesquisador da cultura indiana e desenvolve novas tecnologias. Conhecedor das astrologias de Parashara, Jamini, Brighu Nadi e KP.
1
Olá! Caso você queira mais informações sobre consultas e cursos, clique no botão verde abaixo para conversar conosco pelo Whatsapp!
Powered by