Casas Vazias Na Astrologia Védica

Uma das dúvidas mais comuns dos que ainda estão iniciando em astrologia védica (jyotisha) é o que fazer com as casas vazias existentes no mapa astral védico. É bastante frustrante quando nos aventuramos a adentrar as casas do nosso jataka e encontramos uma casa completamente vazia, ao ponto de ouvirmos até mesmo um eco, que pode ser ensurdecedor em um primeiro momento, mas se formos atentos e utilizarmos as técnicas corretas, poderemos juntos aos poucos descobrir toda a história kármica que há para ser analisada nesse espaço. Em resumo, devemos olhar o signo desta casa, o regente deste signo e o indicador natural da casa, para que possamos entender de uma maneira simples qual o seu significado.

Signo Da Casa

Não devemos ignorar o signo em que a casa se encontra, pois isto já nos dá uma série de informações gerais que estão contidas nas características gerais dos signos. Por isso, você deve atribuir parte dos significados de uma casa com o signo que se encontra nela.

Por exemplo, se Sagitário se encontra na casa 2, como ocorre no ascendente em Escorpião, sem nenhum planeta, podemos dizer que a fama na família de nascimento é de uma pessoa sábia, erudita, conselheira e de natureza filosófica, que são qualidades próprias do signo de Sagitário.

Digamos que Virgem está na casa 5, logo podemos dizer que os filhos do nativo, de maneira geral, são conectados ao corpo, aos animais domésticos, que são críticos, servis e úteis uns aos outros. Outro exemplo, se a casa 3 for Peixes, podemos afirmar que a comunicação desta pessoa é camaleônica, espiritual e subjetiva, como se usasse outros recursos artísticos para se expressar.

Regente Da Casa

O regente do signo da casa pode ser especialmente útil se queremos entender de forma mais profunda quais resultados uma casa está indicando, como uma segunda camada de interpretação. O regente da casa nada mais é do que o planeta que governa os assuntos de um signo, geralmente é o planeta que possui aquele signo como um de seus domicílios. Abaixo você pode conferir uma tabela com todos os regentes de cada um dos signos nas casas:

 

Digamos que no primeiro exemplo acima, onde vimos Sagitário na casa 2, Júpiter, o regente da sua casa 2, está em Câncer, neste caso, ele terá uma abordagem intelectual compassiva, defenderá a sua nação, ideias que valorizam a família, que são sensíveis às emoções e o bem-estar dos filhos, com uma abordagem paternalista.

Agora, se Júpiter estiver em Libra, ele será apegado aos sentidos, aos seus relacionamentos, defenderá ideias que remontem a ideia de um Deus amoroso, e terá fama de ser mais sedutor.

Como você podemos ver, é como se os signos tanto da casa como de seu regente se somassem.

A Casa Onde Está O Regente

Devemos também mencionar que regentes de casas que estejam indo para casa de sofrimento (6, 8 e 12) falam de áreas da vida que estarão em aflição e com problemas, já os de casas trinas (5 e 9) e quadrantes (1,4,7 e 10) são áreas geralmente beneficiadas desde que haja afinidade entre o planeta e aquela casa, já os regentes de casas que estão em casa de crescimento (3, 6, 10 e 11) tendem a melhorar com o tempo, ainda que não sejam excepcionais no começo da vida. Os regentes das casas de sofrimento também podem trazer problemas para as casas onde eles estão sentados, ainda que sejam trinas ou quadrantes.

Ou seja, se o regente da casa 1 está indo para a casa 6, ele pode indicar um começo de vida onde o pessoa precisa lutar contra uma doença que melhora com o tempo, por exemplo. Já no caso o regente da casa 10 indo para casa 9 pode ser uma boa notícia, principalmente se for um benéfico natural, pois falaria de um trabalho onde a pessoa poderia viajar constantemente e levar seu conhecimento para outras pessoas.

Significador Natural

Por último, para podermos ver os resultados finais de uma casa, devemos também analisar o seu significador natural. O significador natural é o planeta que afeta os assuntos relacionados a uma casa, ainda que não seja seu regente e que nem sequer esteja nela.

Por exemplo, ainda que uma pessoa tenha uma casa 3 excepcional, sua coragem, relação com irmãos e iniciativa podem sofrer se Marte estiver em Câncer. Porém, isto ocorrerá em períodos diferentes, durante os dashas do regente de casa 3, esta área será muito boa, mas durante o dasha de Marte haverá sofrimento nesta área. Outra questão que podemos utilizar de exemplo, é em nossa casa 5, que é o nosso indicador de filhos, crianças e educação; se Júpiter estiver forte em Câncer, por exemplo, favorecerá todos esses assuntos, trazendo boa relação com crianças, ensino formal e fertilidade, porém é possível que uma pessoa tenha um regente de casa 5 dotado de força, mas tenha um Júpiter fraco, neste caso, o dasha de Júpiter pode prejudicar a relação com os filhos e sua fertilidade, mas isto poderá ser corrigido durante o regente da casa 5 em outro período da vida.

Comentários
2022-12-07T03:36:09+00:00

About the Author:

André Kërr é co-fundador da Academia Brasileira de Astrologia Védica e escritor best-seller na sessão “Espiritualidade” da Amazon Brasil. Ele é astrólogo védico, engenheiro de software, tradutor de livros clássicos e modernos da jyotisha, pesquisador da cultura indiana e desenvolve novas tecnologias para auxiliar a comunidade brasileira. Conhecedor das astrologias de Parashara, Jaimini, Brighu Nadi e KP.
1
Olá! Caso você queira mais informações sobre consultas e cursos, clique no botão verde abaixo para conversar conosco pelo Whatsapp!
Powered by