Ascendente na Astrologia Védica

O Que É Ascendente?

Existem vários diferentes tipos de ascendentes (lagnas) em um mapa védico, este termo pode ser usado apenas para indicar um ponto de referência inicial, como acontece no Arudha Lagna (AL), responsável pela ilusão que as pessoas têm de nós e nossa reputação, ou ainda o Upapada Lagna (UL), responsável pela saúde do nosso parceiro após o casamento, seu status social e pela chegada de nossos relacionamentos sérios.

Porém, geralmente quando nos referimos simplesmente a “ascendente” (ou “lagna”), sem nenhum outro nome que o acompanhe, estamos falando do signo que subiu na direção leste no céu no dia do nosso nascimento, que se encontra na primeira casa do mapa védico. Um de seus nomes também é “tanu bhava”, a casa do corpo, justamente porque a sua força revela a facilidade de ficarmos ou não doentes, ele registra principalmente as condições e acontecimentos próximo ao nosso parto, como nossa mãe se sentiu naquele momento, ele também indica onde está o nosso foco na vida, mas também é responsável parcialmente pela nossa aparência, junto a casa 2, ao Sol e Lua; ele também diz onde nosso corpo físico estará, se em uma viagem distante ou se passaremos mais tempo em casa.

Cada um dos doze ascendentes iniciam a contagem dos signos que residem nas 11 casas restantes, da onde se derivam suas características gerais. Há um aviso, portanto, caso o regente da casa se encontre fraco ou com maléficos em casas antes e depois, configurando um paap kartari, fazendo com que aquela casa não tenha muita força de expressão.

Como Calcular O Ascendente?

Você pode utilizar a nossa calculadora grátis de ascendente para conseguir descobrir qual o signo do seu ascendente, qual o regente dele e em qual casa ele se encontra em seu mapa astral védico. Basta clicar aqui para poder ser redirecionado para ela.

Os 12 Ascendentes

Ascendente em Áries

Estes nativos tendem a sofrer doenças nos órgãos sexuais e na garganta, principalmente por causa dos seus hábitos que visam o prazer, eles são vistos como convencionais, belos e como prósperos pela família de nascimento; eles possuem conhecimento supérfluos em muitos assuntos e são bem humorados; a mãe e a família possuem uma cultura doméstica acolhedora e que valorizam a importância de possuir um lar para onde sempre possam voltar; os filhos são autoridades, autoconfiantes, focados em aparência e dramáticos; eles podem ter problemas com outras pessoas devido a desorganização e o comportamento crítico dos outros; eles buscam pessoas diplomáticas, belas e com dons artísticos para se relacionarem; podem acabar seguindo religiões tradicionais ou sistema de crenças religiosos já estabelecidos, e se conectam a mestres que se valem de seu exemplo moral; eles são vistos como sérios, responsáveis, resistentes à mudança e pacientes no ambiente de trabalho; eles preferem amigos diferentes deles, que gostam de compartilhar experiências e que possuam ideais humanitários.

Ascendente em Touro

Estes nativos são vistos como infantilizados, conversadores e negociadores. Possuem uma comunicação sentimental e grata, tendência ao divórcio e a ter seus próprios parceiros como oponentes. Gostam de parceiros que representam poder e desejo, mas muitas vezes acabam conhecendo pessoas abusivas e manipuladoras. São sexualmente atraídos por pessoas intelectuais e conselheiras.
Costumam viajar para se relacionar e fazer visitas médicas. Trazem um forte desejo de agressividade e independência oculto dentro de si. Valorizam o trabalho duro, a postura rígida e o sacrifício como valores espirituais. São vistos como pouco convencionais, mas humanitários e responsáveis socialmente. Tendem a ter problemas crônicos de pâncreas, circulação e fígado. Há comumente uma troca de papéis de gênero na família de nascimento. A mãe geralmente é a líder da casa, ensinando o nativo a ser confiante e se impor. Os filhos trabalham em áreas relacionadas à saúde, estética, leis e/ou animais. Seus amigos são espirituais, humanitários ou estão em alguma situação em que precisem de ajuda.

Ascendente em Gêmeos

Estas pessoas são vistas pela família como frágeis, emotivos, carentes, ou que precisam de certo cuidado para lidar, podem passar por afogamento, problemas emocionais estomacais, hepáticos e cardíacos; sua comunicação gira em torno de si mesmo, da figura paterna, de pessoas famosos, dos seus interesses pessoais e da imagem que eles possuem de si mesmos; a mãe é uma figura detalhista, servil, analítica e comunicativa; os filhos são belos, diplomáticos, possuem conhecimento das leis e das artes; eles podem terminar relacionamentos motivados pelo desejo de controlar ou manipular, detestam se sentir controlados pelos outros e desconfiam das pessoas hipersexuais; eles buscam pessoas que possuem ideais de vida muito bem definidos, que possuem uma ética definida para viver, podem se envolver em relacionamentos estrangeiros ou a distância; eles podem ter problemas crônicos nos joelhos, ossos e dentes, podendo ser humilhados no trabalho, principalmente na execução de um trabalho duro; eles tendem a ter crenças bastante incomuns, porém humanitárias, e verificam sua validade baseado na recorrência desta mesma ideia pelo coletivo da humanidade; eles são geralmente definidos e conhecidos pelas suas crenças espirituais, artes, viagens, situações onde ele é visto como vítima e trabalhos sociais que faz; seus amigos são assertivos, sinceros, corajosos e agressivos; eles gostam de luxos e tendem a esconder seus gostos sexuais e seu temperamento teimoso, eles viajam para encontrar seus parceiros de relacionamento.

Ascendente em Câncer

Este ascendente é visto pela sua família de nascimento como egóico, soberbo ou ainda como alguém dotado de um certo sentimento de realeza; sua comunicação é bastante precisa e analítica; a cultura familiar promove a beleza e a diplomacia, e no geral, a mãe é uma figura que representa estes aspectos; os filhos são controladores, manipuladores e possuem conhecimento oculto, podem passar por situações abusivas durante a sua educação; eles geram inimizade com os outros por causa dos seus ideais, podem ter facilidade em manifestar inimizade com figuras religiosas, conselheiros e pessoas muito apegadas a algum sistema ético; eles se relacionam com pessoas maduras, esforçadas, sofridas e melancólicas; eles tendem a possuir problemas crônicos nas pernas, ossos e no sistema neurológico; eles creem mais em suas experiências místicas particulares; sua reputação é de uma pessoa agressiva e independente, eles tendem a agir desta maneira em seu ambiente de trabalho; seus amigos possuem dons artísticos, são apegados aos prazeres sensoriais da vida e o conquistam pela boca; este ascendente é inseguro por dentro e passa muito tempo pensando no que disseram ou deveriam ter dito.

Ascendente em Leão

Este ascendente geralmente é o crítico da cultura familiar. carrega valores sociais que valorizam os animais e a saúde, porém são servos e subalternos à sua família de nascimento; sua comunicação é diplomática e gira em torno de assuntos envolvendo relacionamentos, sexualidade, seus sócios e parceiros; a mãe representa um poder oculto, uma figura manipuladora, forte e sexual; os filhos são professores, universitários, mestres e viajam para o estrangeiro; eles geralmente adquirem inimigos pela sua inflexibilidade, senso de justiça, insistência no caminho mais difícil e teimosia; eles buscam se relacionar com figuras pouco convencionais, únicas, inovadoras, pouco autocentradas e socialmente responsáveis; eles podem ter crises psicológicas e problemas espirituais crônicos, e a espiritualidade pode se manifestar em um momento de crise; eles buscam gurus assertivos, fortes e que afirmam quem eles realmente são, podem sofrer manifestações agressivas de seu pai; a reputação e aquilo que é mais evidenciado aos outros são suas escolhas estéticas e alimentares, teimosia, sua vida sexual e o seu aspecto financeiro, que acabam sempre sendo levados a público; eles buscam amigos através de interesses comuns, que saibam se comunicar bem e sejam bem-humorados; internamente escondem uma certa carência afetiva e um jeito de ser mimado, eles realizam viagens motivados a se estabilizar mentalmente, para comprar imóveis e também motivados por assuntos familiares.

Ascendente em Virgem

Estes nativos são julgados pela sua família de nascimento por causa dos seus romances, são vistos como diplomáticos e voltados aos relacionamentos; são interessados em conversar sobre assuntos profundos, poder, ocultismo, pesquisa e sexualidade; a mãe é uma figura definida pelas suas crenças e convicções, o ambiente doméstico possui um sistema religioso ou ético já muito bem estabelecido; os filhos são pessoas maduras, esforçadas, convencionais e trabalhadoras; eles geralmente podem fazer inimigos através de comportamentos que manifestam quando estão em multidões ou em grupo; eles se relacionam com pessoas em estado de vítima, figuras espirituais e médicos; estes nativos são atraídos sexualmente por manifestações de violência e força, possuem tendência a acidentes, cirurgias e inflamações na região do rosto e cabeça; eles tendem a acreditar em doutrinas que promovem o amor, tradições antigas ou que permitem que eles continuem tendo seus prazeres; sua fama gira em torno dos seus dons manuais, comunicação e inseguranças; seus amigos são aqueles com quem ele consegue conversar sobre suas emoções, assuntos familiares e os que o auxiliam a escolher uma casa, pessoas cuidadosas e maternas; eles possuem um grande ego que eles tentam reprimir e são muito sensíveis sobre a opinião que os outros possuem sobre sua aparência, o pai e o chefe são um inimigo oculto desse ascendente;

Ascendente em Libra

Estes nativos são vistos pela família de nascimento como manipuladores, controladores e representam um poder oculto, tendem a sofrer doenças nos órgãos sexuais, passar por cirurgias, e sofrem mais de processos inflamatórios. Seu discurso gira em torno de questões éticas, filosóficas e piadas. A mãe tende a ser rígida, conservadora e estimular o merecimento. Os filhos possuem forte convicção social, são dados aos amigos e podem ter habilidades de cura. Eles criam inimizade por causa de divergências espirituais e detestam pessoas vitimistas. Eles se atraem por figuras corajosas, impulsivas, assertivas e até mesmo agressivas. Possuem doenças crônicas na garganta e nos hormônios do pescoço e se sentem atraídos por pessoas que possuem dons musicais ou sabem administrar dinheiro. Sua conexão com o divino ocorre através da discussão filosófica, das artes e da linguagem, eles acreditam muito na comunicação como um valor, são beneficiados por pessoas jovens e estudantes. Seus chefes são gentis com eles e estimulam o ambiente de trabalho como parte de uma família, geralmente a reputação é de serem pessoas que são levados pelas emoções e pelo instinto de cuidado. Seus amigos são poderosos, populares, criativos e confiantes. Eles viajam motivados por assuntos de saúde, por causa de irmãos mais novos e cuidado com animais, embora escondam, são muito atentos a pequenos detalhes e críticos internamente.

Ascendente em Escorpião

Estes nativos possuem uma reputação na família de serem ricos, intelectuais ou sábios; tendem a doenças cardiovasculares, colesterol e de fígado, mas também na garganta e nos órgãos sexuais. Possuem uma fala formal, seca ou ríspida. Geralmente foram criados num contexto onde havia uma grande quantidade de pessoas ao redor, ou de forma independente, sem muita semelhança com o seu entorno. Os filhos são intelectuais, espiritualistas ou curadores. Eles odeiam que as pessoas entrem e façam as coisas por eles ou no lugar deles, que não pediram, e podem criar inimizade através de manifestações autoritárias, agressivas ou pioneiras. Namoram apenas pessoas belas em aparência e que passam a sensação de trazerem simplicidade ou estabilidade. Eles podem ser humilhados através de fofocas, das suas produções criativas, e podem ter problemas de pele crônicos. Conectam-se espiritualmente através da emoção e das crenças ancestrais, e podem ser favorecidos através de figuras maternas (não necessariamente a mãe de nascimento). São vistos como egóicos, importantes, imponentes e poderosos. Seus amigos são pragmáticos, críticos, bem humorados, trabalhadores e geralmente representam algum tipo de utilidade para eles. Eles fazem viagens motivados por um affair romântico e têm gostos por itens caros.

Ascendente em Sagitário

Estas pessoas são vistas como nativos esforçados e maduros pela sua família de nascimento; sua comunicação gira em torno do seu grupo de amizades, a humanidade, a tecnologia e saúde; eles vêm de um contexto familiar espiritualizado ou que a mãe estava em uma posição de vítima; os filhos são corajosos, assertivos e violentos; eles iniciam relacionamentos com pessoas que estão se separando ou em um processo de término, ou através de momentos de crises; eles se apaixonam por pessoas que possuem múltiplos conhecimentos, que consegue manter conversas, são abertos a experiências e joviais; eles sentem atração por pessoas que cuidam deles, mas também possuem uma tendência a ter doenças mentais crônicas; Deus é visto como um rei, ele se conecta a divindade através da busca pelo autoconhecimento e identidade, também em peças teatrais e outras formas de performance; eles são vistos como eloquentes, argumentadores e úteis; seus amigos e parceiros são diplomáticos, bonitos e sócios em seus negócios; no seu inconsciente, eles são figuras que escondem instintos sexuais, manipuladores e controladores.

Ascendente em Capricórnio

Estas pessoas são vistas pela sua família de nascimento como humanitárias, inovadoras e apegada aos amigos; sua comunicação é camaleônica, moldável em relação a quem se comunica; a mãe é vista como corajosa, impulsiva, agressiva e assertiva, a cultura familiar pode ser um ambiente violento e competitivo; os filhos serão belos, podem trabalhar com finanças, veículos, ou seguir carreiras artísticas; eles fazem muitos inimigos através das palavras que dizem, detestam pessoas que falam em excesso, têm problemas em namorar pessoas jovens e odeiam a mentira, podem terminar relacionamentos motivados pela vontade de correr através de novidades; buscam para serem seus parceiros pessoas cuidadosas, gentis, empáticas e até mesmo que lembrem a sua figura materna; podem ter doenças crônicas na região do peito, estômago e coração; eles se conectam espiritualmente através da cura, oráculos manuais, contato com o corpo e o estudo de escrituras; podem ser conhecidos pelos seus dons diplomáticos, atos justos, beleza, manifestações afetivas e artísticas; muitas vezes seus amigos são manipuladores, hipersexuais, poderosos ou possuem um interesse sexual no nativo; eles podem fazer viagens motivados por obter mais aprendizado e obter ganhos, seus inimigos ocultos são pessoas da classe religiosa e estrangeiros;

Ascendente em Aquário

Estas pessoas são vistos como espirituais, marginalizados e dotados de ideais, o fígado, estômago, coração e sistema linfático tendem a gerar problemas de saúde; sua comunicação é assertiva, direta e por vezes agressiva; a mãe é convencional e bastante preocupada com o aspecto financeiro, luxos, beleza, artes e opulência; os filhos são comunicativos, bem-humorados e com múltiplos talentos; eles não gostam de parceiros sensíveis e precisam afastar a influência da família sobre os relacionamentos se querem que eles durem; eles buscam parceiros com a autoestima alta, que possuem dons artísticos e saibam quem são; eles tendem a ter problemas de pele e intestino; Deus é visto como uma figura feminina, que representa o amor e a diplomacia, através de canções e performances artísticas eles podem se conectar à espiritualidade; eles podem ter a fama de serem pessoas controladoras, manipuladoras, ou que possuem algum tipo de conhecimento oculto; seus amigos são aqueles que buscam a sabedoria, dão ou aceitam receber conselhos; eles têm um enorme desejo inconsciente de serem respeitados, podem ser perseguidos no ambiente de trabalho e são bloqueados na hora de se relacionar com suas crenças inconscientes e mundo dos sonhos, eles viajam motivados por questões profissionais ou em momentos de crise da família;

Ascendente em Peixes

Estes nativos tendem a ter doenças inflamatórias e passarem por cirurgias, acidentes, problemas de pele e no intestino; para a família de nascimento, o nativo representa força, iniciativa, agressividade, impulsividade e muitas vezes a liderança simbólica da família; sua comunicação gira em torno dos prazeres sensoriais, do dinheiro, da música e da comida; a mãe é uma figura comunicativa, jovial e articulada, e eles se sentem revigorados com a leitura e a conversa; os filhos são apegados, sensíveis e gratos, podendo trabalhar em prefeituras locais, hospitais e com alimentos; eles detestam pessoas egocêntricas e podem sofrer muito quando sua aparência é criticada; eles buscam parceiros úteis, organizados, analíticos, joviais e que se aprimoram constantemente; podem enfrentar escândalos sexuais e doenças crônicas nas regiões íntimas; se conectam com a espiritualidade através do conhecimento oculto, da pesquisa e investigação teológica e podem ter como divindade, um Deus que representa força, profundidade e poder; sua reputação gira em torno dos valores espirituais, ensinos e conselhos, coisas que ele faz até mesmo em seu ambiente de trabalho; seus amigos são pessoas convencionais, tradicionais, rígidas, mais velhas e trabalhadoras, se mal posicionado, um de seus amigos terá problemas com a justiça; eles viajam com amigos, com toda a família e num contexto onde possam viver este coletivo, compartilham o que têm e adotam a caridade.

Planetas No Ascendente

Sol No Ascendente Ou Casa 1 – Gostam de estar no centro das atenções, são magnéticos e são bons em comandar. Sentem que merecem ter as coisas sem esforço e querem ser os heróis.

Lua no Ascendente ou Casa 1 – Serão joviais, cuidadosos, emocionais, terão flutuações emocionais e serão muito dependentes do amor de suas mães. Precisam cuidar do corpo e da própria aparência para estabilizarem a sua mente.

Vênus No Ascendente Ou Casa 1 – Esta indicação sugere um nativo bonito, de traços simétricos, preocupado com sua aparência, especialmente na região do rosto e cabelo, possuem certa sensualidade e sua presença deixa as outras pessoas à vontade.

Mercúrio No Ascendente Ou Casa 1 – O nativo são inteligentes, comunicativos, preocupados com suas palavras, joviais, curiosos e dominam diferentes áreas do conhecimento ao mesmo tempo.

Júpiter No Ascendente Ou Casa 1 – São pessoas sábias, buscam o conhecimento, são compassivos, autoconfiantes e preocupados com a ética e a moral. Têm uma aparência que passa intelectualidade e de que são bons pais.

Marte No Ascendente Ou Casa 1 – Estes nativos são lógicos, sensuais, corajosos, pouco pacientes, competitivos na vida, odeiam perder, priorizam a si mesmos, são trabalhadores, geralmente possuem cicatrizes na cabeça ou testa.

Saturno No Ascendente Ou Casa 1 – Pode indicar uma certa fragilidade desde a infância, uma tendência a optar por escolhas mais conservadoras de vida, gera letargia, promove longevidade e faz com que busquem segurança a todo custo. Amadurecem muito cedo, em certos casos, favorece uma voz profunda e bela nos homens.

Rahu No Ascendente Ou Casa 1 – O nativo será belo, autocentrado, rebelde, ambicioso e estratégico, eles sentirão certa confusão para decidir quem realmente são e são dedicados aos seus próprios projetos.

Ketu No Ascendente Ou Casa 1 – Isto indica um nativo muito bonito, mas isolado no começo da vida, são autocríticos consigo mesmos, buscando aprovação de outras pessoas, são obcecados com relacionamentos e atuam muito bem, com o tempo se tornam espirituais.

Regente Do Ascendente Nas Casas

O regente do ascendente é onde o foco da personalidade está, para onde o nativo se move deliberadamente, de forma que com o tempo acabe por se definir através destas características. A condição do ascendente e a força dele também revelam as condições do corpo no nascimento, e pode se repetir durante a vida caso não existam outros fatores de saúde que digam outra coisa.

As definições abaixo, partem do princípio que estes planetas se encontram bem posicionados, caso estejam debilitados, aflitos ou desconfortáveis com a casa que se encontram, os efeitos serão opostos aos mencionados ou até mesmo piorados por estarem nas casas de sofrimento (6, 8 ou 12).

 

Regente do ascendente na 1ª casa: o nativo é centrado em si mesmo, autoconfiante, autossuficiente, deseja reconhecimento pessoal. Boa saúde, vida longa, força física e mental também são vistos.

Regente do ascendente na 2ª casa: você será respeitado pela sua linhagem, trará fortuna para os da sua família, será inclinado a ter boa comida, terá um discurso bonito, terá sucesso em seus empreendimentos e conquistará uma boa poupança financeira.

Regente do ascendente na 3ª casa: você será muito próximo dos seus irmãos, sobretudo os mais jovens, será valente e corajoso, conquistará as coisas através dos próprios esforços, se estabelecerá em outras terras e terá boas habilidades de comunicação, eloquência e hobbies.

Regente do ascendente na 4ª casa: você será muito apegado a sua família no começo da vida, e terá uma boa relação com família, você está interessado em adquirir propriedades, veículos, escolas, hospitais e patrimônio. Você será uma pessoa vista como bastante emotiva, merecedora de carinho e popular na sociedade.

Regente do ascendente da 5ª casa: isto torna o nativo muito inteligente, educado, religioso e espiritual, conhecedor de mantras e da astrologia, o nativo será artístico e criativo, muito apegado aos seus filhos ou discípulos.

Regente do ascendente na 6ª casa: este nativo pode nascer com algum problema de saúde na infância, será competitivo, pode ser querido no mundo militar e terá uma inclinação natural para tópicos relacionados à trabalho, higiene e saúde.

Regente do ascendente na 7ª casa: o nativo é muito interessado em relacionamentos e parcerias, podem começar a se relacionar desde cedo, são pessoas populares, inclinadas às artes e a justiça, são bem sucedidos em encontrar o meio termo.

Regente do ascendente na 8ª casa: este nativo guarda muitos segredos, é misterioso, secreto e psíquico. Tende a esconder seus relacionamentos e ter doenças crônicas. Conhecedor das ciências ocultas, apegado aos assuntos sobrenaturais e ao sexo.

Regente do ascendente na 9ª casa: o nativo será um bom orador, religioso, ético, afortunado, querido pela sociedade e sábio; se interessará por viagens ao exterior e estará em uma busca sincera pela verdade e pela sabedoria.

Regente do ascendente na 10ª casa: você será uma pessoa orientada a carreira, inclinada à fama e ao sucesso profissional. Você pode começar sua carreira cedo e deixar sua marca por meio de seus próprios esforços. Este nativo é focado e trabalhador, possuindo uma intuição de que suas ações possuem consequências futuras.

Regente do ascendente na 11ª casa: este nativo é definido por suas metas e objetivos, possuirá um bom número de amigos e contatos, será interessado em obter lucros, empreender e nas questões humanitárias que impactam a sociedade.

Regente do ascendente na 12ª casa: os nativos com esta colocação possuem dificuldade em se entender e definir o que querem na vida, podendo passar por muitos problemas de saúde, tendem a muitos gastos. Muitos possuem um começo de vida solitária ou isolada. Há grandes chances de que a pessoa more longe do seu local de nascimento e se incline a realizar viagens, ter casos amorosos, permanecer em templos, organizações de caridade e hospitais.

Alguns destes significados, excluindo a relação existente com a vitalidade e força do corpo físico, também podem ser aplicados ao regente da casa 10, que possui uma grande importância, pois a casa 10, bem como os planetas que se encontram nela e a condição de seu regente, resumem em poucas palavras como o nativo será visto, o que contará em sua biografia e legado, como um pequeno resumo de seus feitos e também o que ele representará na sociedade. Isto ocorre, pois a casa 10 é a casa quadrante de maior expressão do mapa, pois é o meio do céu, onde fica o Sol perto do meio dia e pode ser visto mais facilmente por todos.

 

⚠️ O trecho acima pertence a obra A Arte E A Ciência Da Astrologia Védica cedido pelo autor, logo sua cópia ou a distribuição não-autorizada parcial ou total desta obra é proibida e passível de punição segundo a Lei de Direitos Autorais nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998. Todos os direitos são reservados ao autor e aos autores participantes. A pena para o descumprimento é de 2 a 4 anos de prisão e multa. Não copie, apoie nosso conteúdo gratuito e distribua o link do artigo.
2022-11-30T18:23:47+00:00

About the Author:

André Kërr é co-fundador da Academia Brasileira de Astrologia Védica e escritor best-seller na sessão “Espiritualidade” da Amazon Brasil. Ele é astrólogo védico, engenheiro de software, tradutor de livros clássicos e modernos da jyotisha, pesquisador da cultura indiana e desenvolve novas tecnologias para auxiliar a comunidade brasileira. Conhecedor das astrologias de Parashara, Jaimini, Brighu Nadi e KP.
1
Olá! Caso você queira mais informações sobre consultas e cursos, clique no botão verde abaixo para conversar conosco pelo Whatsapp!
Powered by