Os planetas na astrologia védica são ao todo nove, sendo eles: Sol, Lua, Marte, Mercúrio, Júpiter, Vênus, Saturno, Rahu e Ketu (nodos lunares). Claro que o Sol, a Lua e os nodos não são planetas no sentido astronômico. Este termo é utilizado como uma tradução genérica para a palavra em sânscrito “graha” (lê-se “grárra”), geralmente utilizado para se referir aos corpos celestes no geral. Quando nos referimos aos nove planetas juntos, os chamamos de “navagrahas”. Embora sejam todos chamado popularmente como “planetas”, astronomicamente, o Sol é uma estrela, a lua é um satélite natural e os nodos lunares são pontos matemáticos (planetas-sombra). Na astrologia védica, eles não se tratam apenas de indicar partes da personalidade de um mapa, juntos eles são os senhores do Karma, responsáveis por toda causa e efeito do mundo.

Navagrahas, os planetas da astrologia védica personificados.
Graha, no sânscrito, segundo o Kannada-English Dictionary, significa o mesmo que “um ser que influencia o ser humano” e “o ato de prender e confinar”. Este nome carrega as qualidades que os planetas operam no mundo: eles alteram a nossa percepção, mudam nosso comportamento, punem os maus atos, premiam as boas ações, nesta e em outras vidas, e também armazenam todos os apegos, identificações e padrões que nos mantém encarnados confinados no corpo. No dia, hora e minuto exato quando a cabeça da criança sai do útero de sua mãe, é neste momento, segundo o Hora Ratnam, que o Criador transfere nossos karmas através de nossas testas. Estas seres justos são conscientes e podem ser apaziguados através de cerimônias prescritas.
Os planetas regem diversos assuntos, ou seja, controlam a forma e o resultado de diferentes temas da vida humana e de todo nosso mundo material. Segundo o Rig Veda, estes seres são como úteros os quais o Deus utiliza para dar forma a tudo mais existente no mundo material, de forma que tudo ao nosso redor no dia a dia possui uma regência planetária em sua composição. Parashara no Brihat Parashara Hora Shastra, acrescenta que são os responsáveis por tudo o que segue as leis de causa e efeito do karma no Universo.
Os planetas regem signos, ou seja, suas naturezas se expressam de formas diferentes através deles, como dois filhos diferentes expressam as características diferentes de seus pais. Um bom exemplo é Marte, Marte é a representação da violência, porém ela pode acontecer a nível físico direto em Áries ou a nível simbólico em Escorpião, o primeiro como um soldado, o segundo como aquele que de forma oculta comanda a ação do soldado. Ambos falam de força e poder, mas de perspectivas diferentes, só que ambos são expressões de Marte.
Cada planeta pode estar forte ou fraco, dependendo de seu posicionamento no mapa, seja através da casa e signo que está, e as conjunções em que se encontra. A força de um planeta através do signo é chamada de dignidade e sua força por casa é chamada de força direcional. Quando um planeta se encontra em uma casa muito ruim é chamado de MKS, morte por casa. A força da dignidade de um planeta é a seguinte: Exaltação 100%, exaltação média (ou moolatrikona) 75%, domicílio 50%, signo amigo 25%, signo inimigo 5% e debilitação 0%. Você pode descobrir a dignidade dos seus planetas na guia “Detalhes” do seu mapa astral védico grátis.
Significados dos Planetas
Sol
Surya ou Ravi
Maléfico Natural
O Sol é o corpo físico no geral, o pai, a autoestima, a veracidade, a autenticidade, a saúde óssea e do coração, o tom da voz, as áreas onde o nativo alcança notoriedade, a relação com o próprio corpo e com figuras de autoridade. O Sol é associado ao rei e sua relação com as pessoas de autoridade. O Sol é também conhecido por queimar ou energizar os planetas próximos a ele. Quando ele queima e destrói os significados dos planetas próximos a ele, ele cria a combustão. Quando ele faz com que esse planeta aja de forma excelente, ele forma um cazimi, que confere um talento fora do comum aquele planeta, como no caso da combinação especial chamada de Budha Aditya Yoga, dependendo dos graus de diferença.
Lua
Chandra ou Soma
Benéfico Natural
A lua é a mente, a reputação social, o tato com as pessoas, a região da barriga e do peito, aquilo que nos faz sentir emocionalmente nutridos e a relação com a mãe. Ela é associada ao setor de saúde, alimentos, laticínios, prefeituras, setor imobiliário e comércio.
Marte
Mangala
Maléfico Natural
Marte é a nossa ação em situações onde lutar é preciso, o que nos gera ira, a inteligência mecânica, o tom de nossos discursos, as cirurgias, as inflamações, terrenos, a febre, o tesão sexual e o sangue. Ele é associado à engenharia, gerência e às forças policiais. Ele é o namorado da mulher e parceiro dos homens homossexuais. Sua força é importante para a longevidade acima dos 40 anos.
Mercúrio
Buddha
Benéfico Natural
Mercúrio é a capacidade de comunicação, ter dinheiro através do próprio esforço, realizar cálculos, falar assuntos de natureza técnica, habilidade para escrita, argumentação, as mãos, o sistema nervoso, o intestino, os órgãos pares do corpo, rins e pulmões. Ele é associado a escritores, a mídia, os negociantes, as atividades com a mão e pessoas em posições técnicas. Ele é importante na formação das características sexuais secundárias das mulheres e na longevidade dos jovens.
Júpiter
Brihaspati ou Guru
Benéfico Natural
Júpiter é a eloquência, a ética, o caminho espiritual, a religião, a visão política, a capacidade de ser feliz, a riqueza obtida por herança ou sem esforço, a honra, ser aceito pelo status quo, a proteção, o professor, o guru, o nível educacional, a higiene, aquele que legisla as leis e o marido da mulher. O fígado, o pâncreas, a gordura corporal e as artérias. São a classe sacerdotal, os publicitários, os economistas, professores, conselheiros, os ministros e os trabalhadores do turismo.
Vênus
Shukra
Benéfico Natural
Vênus é o caráter, o heroísmo, a empatia, a compaixão, a capacidade de administrar o ego, a autenticidade de um mestre, o prazer, a estética, o nível de simetria do rosto, a saúde dos órgãos sexuais, a virilidade, a higiene, a relação com mulheres, principalmente em idade reprodutiva, os órgãos genitais, os veículos, o sistema urinário, a diplomacia e a capacidade de sentir prazer, a mulher que o homem heterossexual e a mulher lésbica namoram e se casam. Ele é associado à espiritualidade, caridade, educação, casamento, beleza, educação, veículos, e vitórias judiciais.
Saturno
Shani
Maléfico Natural
Saturno é o trabalho, a flexibilidade, a sabedoria, o julgamento, o senso de responsabilidade, a cautela, o processo de calcificação, a paciência, o esforço, doenças crônicas, a obediência a leis, construções, pessoas idosas, as classes operárias e funcionários do povo. Ele conta a respiração dos seres vivos e colabora com sua longevidade.
Nodos Lunares
Maléficos Naturais
Os nodos lunares (Rahu e Ketu) são planetas-sombra, ou seja, não são corpos celestes no sentido físico, mas são pontos matemáticos que dão efeitos visíveis e verificáveis. Se o Sol tem a capacidade de combustar quem o conjunta, eles têm a capacidade de eclipsar qualquer corpo celeste que tocam. Os nodos são uma linha reta, desta forma, o nodo sul sempre estará na casa oposta do nodo norte e vice-versa, ou seja, sete casas após o seu posicionamento.
Rahu
Rahu é o foco, a obsessão, o propósito de vida, o desejo que causou o renascimento, a ganância, o engano, os remédios, a capacidade de manipular, substâncias intoxicantes, a inovação, a química, o cinema, a edição, a aeronáutica, o estrangeiro, o exótico e o veneno.
Ketu
Ketu é a capacidade de desapego, a espiritualidade, os grupos marginalizados, a meditação, o raciocínio simbólico-abstrato, os idiomas, as situações inesperadas, as alergias, o retorno ao passado, as doenças mentais, os vermes, demais seres vivos que infectam seres humanos, a clareza e a vontade porcontrole.
Planetas Transpessoais