Diwali, O Festival Das Luzes

O Festival Das Luzes, o Diwali (que significa “fileira de luzes” em sânscrito), é o maior e o mais brilhante de todos os festivais hindus, contando com bilhões de participantes todos os anos no subcontinente indiano.

Estes são quatro dias de festa, que literalmente iluminam o país através de lamparinas, velas, fogos de artifício e muita  alegria. Ele é comemorado em todo o dia 15 do mês hindu de Kartika, portanto, varia a cada ano no nosso calendário gregoriano.

Geralmente, todo ano ele é celebrado entre o final de Outubro e o início de Novembro. Neste ano de 2023 do nosso calendário, ele será comemorado no dia 12 de novembro.

O Significado Do Festival

Este festival comemora um dos valores que estão associados ao Senhor Vishnu, o princípio de sustentação e manutenção de universo: que a luz sempre vencerá as trevas no final, que toda a ignorância, preconceito, desarmonia, ódio, egoísmo e miséria não resistirão à sabedoria, o saber correto, a harmonia, o amor, a compaixão em benefício de todos os seres e a abundância. Nem que para isso, Deus tenha que intervir diretamente ele mesmo, se encarnando na História ou através de inspirar pessoas de bom coração para fazê-los. 

Em 1999, Papa João Paulo II recebia um Tilak em uma igreja durante o Diwali.

A Origem do Diwali

A Deusa da Prosperidade, Lakshmi, tem um enorme papel dentro desta celebração

O Diwali nasceu ainda na Índia do período védico, como um importante festival da colheita. No entanto, este é o aniversário de casamento e nascimento de Lakshmi, a Deusa da prosperidade e riqueza, com o Senhor Vishnu, o Supremo sustentador de todos os mundos, que sempre se encarna e intervém na história em amor dos seus devotos e para a destruição das forças malignas.

Certa vez, quando eles se encarnaram neste mundo como o Rei Rama e a Rainha Sita, um terrível demônio chamado Ravana a capturou, o que iniciou uma jornada que duraria 14 anos, a derrota final do rei demônio Ravana aconteceu neste dia. Nesta alegre celebração do retorno de seu rei ao seu povo de Ayodhya, todos iluminaram o reino com diyas (lâmpadas de óleo) de barro e soltaram fogos de artifício em comemoração. Todas as vitórias dos deuses contra as forças malignas são homenageadas nesta festa.

No dia anterior ao Diwali, o Senhor Krishna, encarnação de Vishnu, matou o rei demônio Narakasura de Pragjothispura, que havia invadido os três mundos, e resgatou 16.000 mulheres que eram prisioneiras. A celebração durou dois dias, incluindo o dia do Diwali.

Dhanteras

O festival inclui o primeiro dia, de Dhanteras (dhan significa “riqueza” e teras significa “13º”, ou melhor, 13º dia de uma quinzena lunar no calendário hindu). Esta celebração de riqueza e prosperidade ocorre dois dias antes do festival das luzes. É considerado auspicioso comprar ouro, prata ou utensílios no dia de Dhanteras, pois traz prosperidade. No entanto, quem comemora este dia auspicioso deve evitar comprar plástico e vidro, pois trazem azar.

A prosperidade começa com a saúde, que nos possibilita continuar trabalhando, por isso as casas são limpas neste dia, com uma grande faxina, para que tudo esteja preparado para a chegada da Deusa Lakshmi, que detesta desorganização e sujeira. Neste dia, Dhanvatari, o semideus da Ayurveda, que disponibilizou o conhecimento da medicina para o aprimoramento da humanidade e que nos auxilia a erradicar as doenças é especialmente adorado neste dia.

Acredita-se que neste dia a deusa Parvati joga dados com seu marido, Shiva e quem quer que jogue em família na noite de Diwali prosperará durante todo o ano seguinte.

De acordo com o grande épico ‘Mahabharata’, quando os cinco Pandavas (irmãos Yudhishthira, Bhima, Arjuna, Nakula e Sahadeva) apareceram de seus 12 anos de banimento como resultado de sua derrota nas mãos dos Kauravas no jogo de dados (apostas). Os súditos que amavam os Pandavas comemoravam o dia acendendo lâmpadas de barro.

A Comemoração

Além das luzes, jogos e diversão, o Diwali também é um momento para refletir sobre a vida e fazer mudanças para o próximo ano. Com isso, há uma série de costumes celebrados a cada ano.

Pedir a leitura do mapa astral anual. Este é um período muito auspicioso para se pedir a leitura do mapa astral védico, ou pedir para que um astrólogo faça previsões para seu próximo ano, e te passe as retificações planetárias para que você possa mudar aquilo que gostaria de melhorar.

Doar e perdoar. Perdoe os erros e pecados cometidos por outras pessoas durante o Diwali. No quarto dia de celebração, o Govardhan Puja, os pobres são alimentados em grande escala.

Levante-se antes do brilho do Sol. Os sábios védicos recomendem que acordemos durante o Brahma Muhurta (1h36 antes do nascer do Sol), após uma pelo menos 8 horas de sono, pois traz bênçãos na saúde, disciplina ética, eficiência no trabalho e avanço espiritual.

Una as pessoas. Diwali é um evento unificador e pode amolecer até o mais duro dos corações. É uma época em que as pessoas se misturam de alegria e se abraçam.

Peça por prosperidade. Neste dia, os comerciantes hindus no norte da Índia abrem seus novos livros contábeis e oram por sucesso e prosperidade à Deusa Lakshmi durante o ano que vem. As pessoas compram roupas novas para a família e os empregadores compram roupas novas para seus funcionários.

Comentários
2023-11-05T17:14:11+00:00

About the Author:

André Kërr é co-fundador da Academia Brasileira de Astrologia Védica e escritor best-seller na sessão “Espiritualidade” da Amazon Brasil. Ele é astrólogo védico, engenheiro de software, tradutor de livros clássicos e modernos da jyotisha, pesquisador da cultura indiana e desenvolve novas tecnologias para auxiliar a comunidade brasileira. Conhecedor das astrologias de Parashara, Jaimini, Brighu Nadi e KP.
1
Olá! Caso você queira mais informações sobre consultas e cursos, clique no botão verde abaixo para conversar conosco pelo Whatsapp!
Powered by