Gulika, O Filho De Saturno

No nosso sistema solar, um pequeno e sombrio deus se esconde, invisível aos olhares desatentos, um filho temido de Saturno que, embora frequentemente esquecido na prática da astrologia védica moderna, carrega consigo imensos e misteriosos poderes.

Gulika emerge das entranhas escuras de seu pai para desafiar nossa compreensão do destino e de nós mesmo, e nos perguntar o quanto de progresso realmente conquistamos. Neste artigo, vamos explorar a natureza intrigante e o impacto profundo desta consciência planetária, revelando seus segredos e seu papel na astrologia védica.

O Que É Gulika?

Na astrologia védica, Gulika (गुलिक), podendo ser encontrado também pela grafia “Kuligan” (குளிகன், em tamil), é visto como um dos filhos nascidos de Saturno e é um planeta secundário (upagraha), que se refere a uma classe de seres que não são perceptíveis através da mera observação astronômica, e sim, através de inferência matemática. Este planeta também é da classe dos chayagrahas (planetas-sombra), que não possuem um corpo físico visível, da mesma forma que os famosos Rahu e Ketu, responsáveis pelos eclipses. Apesar de sua análise ser menos comum na astrologia védica de hoje, a literatura clássica já considerava esta classe de seres.

Existem dois tipos de upagrahas: o primeiro tipo, chamado de Aprakasha, que é calculado a partir do Sol e de fórmulas de subtração e adição de graus; e um outro grupo, de cálculo mais complexo, chamados de Kalavelas, que são calculados a partir da divisão das horas planetárias em 8 partes, considerando o nascer e o pôr do Sol, como é o caso de Gulika, que cairá no ascendente da hora de Saturno daquele dia ou noite.

Alguns dizem que o momento de Gulika em um dia é considerado extremamente inauspicioso para qualquer cerimônia ou prática espiritual. Não há consenso na astrologia védica se Gulika ou Mandi são de fato o mesmo, mas muitos autores afirmam que sim, embora haja uma clara discordância disso no texto da obra Sarvarth Chintamani de Vyankatesh Sharma. Na mitologia védica, ambos são filhos de Saturno e suas imagens podem ser encontradas juntas a ele e suas consortes no templo Thirunaraiyur Saneeswaran, no estado de Tamil Nadu, em Bharat (Índia).

O termo “Mandi”, muitas vezes interpretado como sinônimo de Gulika, significa o mesmo que “lentidão, depressão e negligência”. Já “Gulika” não parece ter tradução, embora, algumas literaturas também afirmem que este é o nome de uma das oito serpentes najas da coroa de Garuda, montaria do Senhor Vishnu, o Supremo. Parashara também dá a entender que há alguma ligação entre Gulika e o veneno das serpentes.

Se o nascimento de Shani fez com que toda a comitiva de Surya, seu pai, ficasse paralisada com seu mero olhar, a natureza de Gulika, seu filho, extremamente maléfica e sombria, talvez tanto quanto Saturno, mas bastante despercebida. Essa é uma energia difícil de ser notada, mas é a uma energia da restrição como a de Saturno, deste sentimento de se esforçar para progredir em um assunto, mas apesar de todo o esforço, sentir que está andando em círculos e nunca saindo deste mesmo lugar, sem conseguir jamais alcançar aquilo que Gulika está bloqueando. Ele também é um planeta que indica problemas de ordem espiritual, como magias e presenças de espíritos malignos, obsessores, e até mesmo seres que prejudicamos em outras vidas e se recusam a se encarnar.

Parashara afirma que Gulika se domicilia no signo de Aquário, mas seus resultados são obtidos através da casa onde ele se encontra. É importante também mencionar que o signo de Gulika indica a causa racional por de trás daquele obstáculo e quem o trará para você. Ele também traz sofrimento a todos os planetas que ele conjunta e sobre aquilo que eles são indicadores naturais, desta forma, por exemplo, Sol conjunto a Gulika prejudicaria o pai, Marte conjunto a Gulika prejudicaria a relação com irmãos, e assim por diante.

Como Calcular Gulika

Para descobrir a posição de Gulika, você pode utilizar a calculadora gratuita da ABAV. Basta clicar no ícone em forma de “fantasma” localizado na parte superior esquerda da tabela que mostra a posição dos planetas nos signos e casas. Isso permitirá visualizar não apenas a posição de Gulika, mas também a de todos os outros upagrahas.

Gulika Nas Casas

Parashara comenta no capítulo 25 do Brihat Parashara Hora Shastra que Gulika fica especialmente forte nas casas de crescimento (upachaya), que são as casas 3, 6, 10 e 11, como a maioria dos planetas maléficos, podendo dar bons resultados materiais na esfera mundana. Gulika apesar de ferir gravemente a saúde, também confere um Raj Yoga, caso o seu planeta dispositor estiver em uma quadrante ou trina do Navamsha.

Gulika Na Casa 1 – O nativo terá uma natureza rebelde, sofrerá de doenças, será sensual, de pouca educação no comportamento, problemas nos olhos e uma natureza rígida.

Gulika Na Casa 2 – A família de nascimento sabotará a pessoa, pode haver fome ou péssima alimentação, dificuldade em organizar uma poupança financeira e pouco domínio sobre as palavras corretas.

Gulika Na Casa 3 – O nativo será corajoso, honrado e ambicioso, de temperamento curto, mas haverá problemas e obstáculos através do irmãos e vizinhos.

Gulika Na Casa 4 O nativo terá pouca paz mental, muito stress, problemas com veículos e imóveis. A atmosfera da casa pode não ser boa, haverá importunação da família e da mãe por espíritos.

Gulika Na Casa 5 – O nativo usará sua inteligência para cometer más ações, haverá problemas com seus filhos e crises de fé em sua vida.

Gulika Na Casa 6 – O nativo destruirá os seus inimigos, será corajoso e saudável, será rígido em suas ações e poderá utilizar de espíritos malignos para ferir seus oponentes. Pode trazer obstáculos e problemas jurídicos demorados.

Gulika Na Casa 7 – O nativo é inclinado à sensualidade, terá pouco controle sobre as tentações sexuais, sofrerá com a opinião pública e será ciumento com o cônjuge.

Gulika Na Casa 8 – Vida carregada de acidentes e eventos inesperados sem fim, doenças crônicas e de difícil diagnósticos, pouca saúde.

Gulika Na Casa 9 – O nativo terá problemas com seus mestres e seus filhos, pai problemático, dificuldade ao tentar viajar ou se estabelecer em outras terras, obstruções para completar os maiores níveis da sua educação.

Gulika Na Casa 10 – O nativo terá riqueza material e reconhecimento, mas suas ações serão crueis. Haverá mudanças abruptas na carreira.

Gulika Na Casa 11 – O nativo terá muita riqueza, será persuasivo e charmoso, terá poder e boa posição.

Gulika Na Casa 12 – O nativo poderá ter dificuldades na sua vida sexual matrimonial, desvios sexuais, terá muitas despesas, se isolará e se associará a pessoas problemáticas.

Retificações Planetárias

Considerando que Mandi e Gulika são os filhos de Saturno, dedicar-se à adoração desse planeta pode proporcionar alívio e mitigar significativamente os efeitos negativos, eliminando atrasos e obstáculos que poderiam persistir ao longo da vida.

Comentários
2024-02-20T16:32:26+00:00

About the Author:

André Kërr é co-fundador da Academia Brasileira de Astrologia Védica e escritor best-seller na sessão “Espiritualidade” da Amazon Brasil. Ele é astrólogo védico, engenheiro de software, tradutor de livros clássicos e modernos da jyotisha, pesquisador da cultura indiana e desenvolve novas tecnologias para auxiliar a comunidade brasileira. Conhecedor das astrologias de Parashara, Jaimini, Brighu Nadi e KP.
1
Olá! Caso você queira mais informações sobre consultas e cursos, clique no botão verde abaixo para conversar conosco pelo Whatsapp!
Powered by