O Que É Ketu Na Astrologia Védica

O Que é Ketu Na Astrologia Védica?

Ketu (ou nodo sul) é um dos nove planetas principais da astrologia védica, porém ele não possui um corpo físico no sistema solar, tratando-se de um planeta-sombra, um ponto matemático utilizado para prevermos quando ocorrerá um eclipse. Ketu é um planeta maléfico natural, ou seja, nem sempre ele age através da forma que queremos, mas ele faz aquilo que compreende ser o melhor para aprendermos a nos desapegar do que é desnecessário.

Rahu e Ketu são um corpo único que foi cortado em dois, eles são a antiga serpente Vasuki ou Swabharnu que flutua sem a cabeça no céu até os nossos dias, como um cadáver imortalizado pelo néctar da imortalidade. Sendo uma serpente seu corpo se manteve reto e flutuando no sistema solar até os nossos dias, podendo ser vista ao longe como uma linha reta, por isso Rahu e Ketu se encontram em casas opostas (7 casas de distância) no mapa védico. Esta rebeldia dos nodos também pode ser vista em seu movimento, que diferente dos outros planetas eles estão andando de trás para frente pela eternidade (sempre retrógrados).

Ele é quem indica a nossa vida passada, a capacidade de desapego, os talentos e as facilidades que temos, mas também aquilo pelo qual temos complexo e insegurança, quando reconhecemos alguém que temos vínculos kármicos de vidas anteriores, ele é quem nos apresenta. Toda vez que visitamos o passado, ficamos nostálgicos e lidamos com situação onde precisamos lidar com a nossa ânsia por controle, é ele quem cria essas situações. Ketu representa a imortalidade da nossa alma, nosso aspecto divino enquanto seres espirituais tendo experiências materiais.

 

No seu aspecto de luz, este é um dos planetas mais conectados a espiritualidade, assim como os gurus do Zodíaco, Júpiter e Vênus, mas especialmente à atividades como a meditação, o raciocínio simbólico-abstrato, o aprendizado de línguas antigas, a busca por parar de reencarnar, por compreender nossos ancestrais e finalmente alcançar o paraíso. No seu aspecto  sombra, ele pode fazer com que sejamos atacados por pessoas perigosas, gerar pandemias ou fazer perdermos a cabeça em uma situação.

Debilitação e Exaltação de Ketu

Não existe um real consenso sobre a exaltação e debilitação dos nodos lunares, uma grande parte dos astrólogos prefere ver como seus dispositores se encontram, ou seja, se alguém possui um Ketu em Gêmeos, antes de julgamos a sua força por signo, deveríamos olhar como Mercúrio, seu regente, se encontra, se está numa boa casa ou em um bom signo para Mercúrio.

Na Antiguidade, era comum considerar Rahu em Escorpião e Ketu em Touro como exaltações, na modernidade o padrão se inverteu. A maioria das escolas atuais dizem que Ketu estaria exaltado em Sagitário e Escorpião, domiciliado em Peixes e debilitado no signo de Gêmeos e Touro. Apesar de Ketu em Touro ser sua debilitação, ele também é responsável por muitos talentos especiais, como gastronomia, dom musical, artístico e pode até mesmo fazer alguém muito rico.

Aspectos De Ketu

Ketu não possuindo a cabeça não manda olhares, logo é um planeta incapaz de enviar aspectos tradicionais, como o de oposição. Porém, Ketu é um yogi iluminado, que está focado dentro buscando a sua essência verdadeira que ele já tem, na postura correta de seu corpo e no seu padrão de comportamento necessário para alcançar a Deus, por isso algumas escolas dizem que ele altera os planetas que se encontram na 1ª, 6ª e 9ª casas à partir de si mesmo.

A Aparência Física de Ketu

Ketu, sendo parte da serpente Swabharnu, causa o mesmo nível de encantamento que Rahu, geralmente quando Ketu está nas casas 1 ou 2 do Rasi ou Navamsha de um mapa védico, a pessoa possuirá um grande nível de simetria facial, porém, os dentes sofrerão com diastemas e outras imperfeições dentárias. Além da simetria facial, Ketu aumenta o tamanho vertical dos lábios, aumenta o tamanho da testa, os olhos e  afasta as orelhas do rosto. A depender dos signos que Marte e Vênus se encontram, sua beleza pode chegar aos níveis estonteantes das profissionais do mundo da beleza e da moda. Nos homens, faz com que eles tendam a ter barba e pelo facial, especialmente se o Sol se encontra afetado pelos seus aspectos, ou vice-versa.

Comentários
2023-06-02T13:27:08+00:00

About the Author:

André Kërr é co-fundador da Academia Brasileira de Astrologia Védica e escritor best-seller na sessão “Espiritualidade” da Amazon Brasil. Ele é astrólogo védico, engenheiro de software, tradutor de livros clássicos e modernos da jyotisha, pesquisador da cultura indiana e desenvolve novas tecnologias para auxiliar a comunidade brasileira. Conhecedor das astrologias de Parashara, Jaimini, Brighu Nadi e KP.
1
Olá! Caso você queira mais informações sobre consultas e cursos, clique no botão verde abaixo para conversar conosco pelo Whatsapp!
Powered by