Rituais: Pujas, Havans, Homas e Yajnas

Contexto Brasileiro

As retificações planetárias são diversas práticas complementares pertencentes à tradição védica que se propõem aliviar e atenuar os maus efeitos de planetas debilitados ou aflitos, trânsitos negativos, maldições de ancestrais, doshas e arishtas, que são identificados durante uma análise do mapa astral védico dentro da jyotisha.  Estas práticas consistem no uso de mantras, yantras, pedras preciosas, pujas, yajnas, jejuns, doações e até mesmo a compreensão de lições contidas nos Vedas. 

No Brasil, não se utiliza o termo 'remédios', como uma tradução direta de 'upayas', como ocorre na Índia para o inglês, onde recebem o nome de “remedies”, e sim o termo 'retificações planetárias'. Isto ocorre para que elas possam ser devidamente compreendidas como o são, sem que possam ser interpretadas como práticas que possam ter qualquer tipo de função médica, sem desafiar as legislações existentes no país sobre de curandeirismo e exercício ilegal da medicina (Artigos 282 e 284 do Código Penal). Estas leis surgiram fortemente influenciada pela ideologia positivista do filósofo francês Auguste Comte e têm a intenção de evitar que pessoas que deveriam buscar tratamento médico tradicional deixem de buscá-lo, evitando que possam ter complicações e até mesmo vir a falecer. Porém, as retificações planetárias consistem em práticas religiosas próprias do hinduísmo e por isso são defendidas pelo artigo V da Constituição Federal, não se julgando um método de cura infalível, mas parte inseparável da tradição espiritual viva mais antiga do mundo. As retificações planetárias e a leitura do mapa natal na astrologia védica não substitui o uso da medicina ocidental tradicional. Na verdade, todos os praticantes são convidados a realizarem atendimento médico apropriado e jamais interromper qualquer tratamento recomendado por um profissional da medicina.

'Usar gestos e palavras é algo que quase todas as religiões fazem. A benção do padre, por exemplo, é uma forma de cura espiritual para os fiéis. O uso das mãos é importante para os espíritas, o sinal da cruz é parte dos rituais de cura espiritual para os católicos, e assim por diante. Isso quer dizer que esses religiosos estão exercendo o curandeirismo? Não, porque a Constituição protege os rituais de fé.' §

Segundo o brilhante jurista Cezar Roberto Bitencourt, membro da Academia Brasileira de Direito Criminal, da Associação Internacional de Direito Penal e do Instituto Brasileiro de Ciências Criminais, fica fora do contexto de aplicação do crime de curandeirismo:  'as condutas dirigidas a apaziguar o sofrimento da alma, as previsões de males futuros e as orientações acerca de como precavê-los, as cerimônias e cultos de promoção da limpeza espiritual, entre outras que estejam relacionadas com a liberdade de crença e de manifestação do pensamento. Essas condutas, que apresentam uma conotação espiritual, não são alcançadas pela proibição constante deste dispositivo legal.§ 

Veneração dos Planetas

Por toda Índia encontramos templos dedicados aos Navagrahas, assim como determinadas salas e locais dentro de outros templos, onde é possível venerar, orar e até mesmo pedir a um brâmane para que celebre um determinado rito a um Navagraha. Os planetas na jyotisha não são compreendidos apenas como meras esferas de poeira e gás formados em bilhões de anos, mas como consciências cósmicas que antecedem sua formação e têm como missão dar o resultado dos karmas de todas as criaturas vivas neste plano, servindo de auxílio até mesmo para que Vishnu possa se encarnar em um avatar.

Imagens dos Navagrahas com suas vahanas

Estátuas representando os nove planetas e suas vahanas em um templo na Índia.

'As alegrias e tristezas de todas as criaturas do mundo dependem desses planetas. Portanto, as pessoas desejosas de paz, riqueza, prosperidade, chuva, boa saúde e longevidade, devem venerá-los. […] Dedique-se a eles com devoção, com flores e vestes das cores regidas pelo planeta, também sândalo, guggul, seu metal de regência e grãos que o agradem, e depois distribua aos brâmanes para apaziguá-lo.[…] O planeta que é a causa dos efeitos adversos para uma pessoa em qualquer período, podem ser apaziguados por estes procedimentos, porque o Criador abençoou as consciências planetárias dizendo-lhes: 'Faça o bem às pessoas que te honrarem'. E por isso, o desenvolvimento, o progresso e queda de um povo, a criação e a destruição do universo estão todos sob a administração e controle dos Navagrahas. Portanto, eles são os mais veneráveis.' – Trecho do Brihat Parashara Hora Shashtra, capítulo 84.

Parashara nos relembra a grande necessidade que temos de nos conectar aos Navagrahas e realizarmos diversas ações para alcançarmos o apaziguamento dos planetas, em conformidade com a revelação dada pelo próprio Krishna no Bhagavad Gita, quando diz:

“No início da criação, o Senhor de todas as criaturas enviou muitas gerações de homens e semideuses, que deveriam dedicar-se a executar sacrifícios para Vishnu, e abençoou-os dizendo: ‘Sejam felizes com este yajña (ritual de sacrifício de fogo) porque sua execução irá outorgar-lhes tudo o que é desejável para viverem com felicidade e alcançarem a liberação’. Os semideuses, estando contentes com os sacrifícios, também irão agradá-los, e assim, pela cooperação entre homens e semideuses, a prosperidade reinará para todos. Cuidando das várias necessidades da vida, os semideuses, estando satisfeitos com a realização de yajña, suprirão todas as suas necessidades. Mas aquele que desfruta destas dádivas sem oferecê-las de volta aos semideuses como reconhecimento é certamente um ladrão.' – Bhagavad Gita, capítulo 3, versos 10 a 12

 

Templo dos Navagrahas em Guwahati, na Índia

Templo dos Navagrahas em Guwahati, na Índia

Rituais

No segundo volume do tratado Brihat Parashara Hora Shastra, vemos o sábio ensinar uma grande quantidade de diferentes rituais para as mais variadas condições inauspiciosas em um mapa védico, assim como aplicar seus conhecimento como botânico, pois além de prescrever os tamanhos das imagens, seus materiais, adereços, itens, grãos e cores, ele indica até mesmo as espécies de madeiras que devem ser queimadas através de um ritual de fogo para que o Navagraha possa ser apaziguado.

'O Havan [ou homa] para cada um deve ser feito com as seguintes madeiras: Aak (Calotropis gigantea) para o Sol, Palash (Butea monosperma) para Lua, Khair (Senegalia catechu) para Marte, Chirchiri (Achyranthes Aspera) para Mercúrio, Pipal (Ficus religiosa) para Júpiter, Goolar (Ficus racemosa) para Vênus, Shami (Prosopis cineraria) para Saturno, Doob (Cynodon dactylon) para Rahu e Kush (Cannabis indica) para Ketu. Sempre misturados com mel, manteiga ghee, coalhada e leite.' – Trecho do Brihat Parashara Hora Shashtra, capítulo 84.

Estes rituais podem ser executados pelo próprio consulente, caso ele tenha o conhecimento necessário para fazê-los, mas também pode ser feito por um pandit, purohita, ou ainda por brâmanes. Existem pujas e homas para os próprios Navagrahas, como para as divindades que presidem sobre ele, ou ainda, pode ser celebrado um rito apenas para uma determinada aflição, como um tarpana ou shradda para os ancestrais. É comum que no caso de ser optado por profissionais que queiram executá-los haja algum custo (dakshina), seja dos materiais utilizados, como as doações prescritas, pois a maioria destes ritos envolvem algum tipo de caridade no seu encerramento, o que é chamado de anna prasadam, onde alimentos são distribuídos para os brâmanes ou pessoas da comunidade em caridade, como sugere Parashara, haja distribuição de itens.

PDF Para Puja Simples

O honrado e talentoso astrólogo védico P.V.R. Narasimha Rao, em seu projeto 'Easy Homa' junto ao Dr. Manish Pandit, revelado pela Mãe Divina em Chennai, tem permitido que milhares de buscadores consigam finalmente executar rituais védicos de fogo para os nove planetas através de rituais mais simplificados, para que todos possam colher bons frutos e assim, continuarmos promovendo o Dharma no mundo durante a Kali Yuga, sem ser necessário nenhuma grande habilidade ou formação para executá-los. Por isso disponibilizamos gratuitamente a tradução de um desses rituais para que você consiga realizá-lo.


2022-12-11T00:01:22+00:00

About the Author:

André Kërr é co-fundador da Academia Brasileira de Astrologia Védica e escritor best-seller na sessão “Espiritualidade” da Amazon Brasil. Ele é astrólogo védico, engenheiro de software, tradutor de livros clássicos e modernos da jyotisha, pesquisador da cultura indiana e desenvolve novas tecnologias para auxiliar a comunidade brasileira. Conhecedor das astrologias de Parashara, Jaimini, Brighu Nadi e KP.
1
Olá! Caso você queira mais informações sobre consultas e cursos, clique no botão verde abaixo para conversar conosco pelo Whatsapp!
Powered by