Movido por um forte amor escrevo este texto para o benefício de todos os seres.
As 4 Nobres Verdades
Buddha Shakiamuni (o Buddha Histórico) nos deixou diversos ensinamentos sobre a mente humana e sobre a inteligência da vida. Talvez o ensinamento mais conhecido seja sobre as quatro nobres verdades:
- Existe o sofrimento;
- Existe a origem do sofrimento;
- Existe a cessação do sofrimento;
- Existe o caminho que leva à cessação do sofrimento.
O caminho do budista é o caminho do meio, onde se busca a cessação do sofrimento através da purificação dos venenos mentais (a ira, a cobiça e a ignorância), e para isso as escolas ou tradições adotaram diferentes práticas ensinadas por Buddha.
Astrologia no Budismo
Entre os budistas, é possível notar o uso da astrologia de diferentes maneiras, como por exemplo, para determinar as datas dos rituais, datas mais auspiciosa para fundação de templos e eventos importantes. Dentro do Budismo tibetano existem práticas como: avaliar o céu no dia da morte do ente querido para saber onde e quando será sua reencarnação, também existe o uso de Astrologia Natal e Medicinal (com base nos elementos). Como vemos, a astrologia tem sua função cultural e litúrgica entre o budismo tibetano.
Conceitos Comuns Com A Jyotisha
Para o praticante, o uso da Astrologia Védica pode ser indispensável ao percebemos, por exemplo, que Budha ensina que todos os seres estão sujeitos ao sofrimento, e isto também e corroborado pela Astrologia védica, pois todos os seres que nascem nesse planeta estão sujeitos e terem em seus mapas Natais as casas Dhustanas ou de sofrimento (6, 8 e 12), debilitações e arishtas. Assim como todos os seres que nascem nesse planeta podem seguir o caminho da cessação do sofrimentos através do Dharma Trikona (a casas 1, 5 e 9). Também todos os seres podem conquistar a libertação através do Moksha Trikona (4, 8 e 12) e, se for o caso, podem também se enredar mais ainda no samsara e acabar por reencarnar novamente através das casas de pecado, ou seja, as casas 3, 6 e 11.
Ainda, existe o sistema de Vimshottaria Dasha. Assim como Buddha, esse sistema nos ensina que na vida nada é fixo ou permanente, e que estamos constantemente em mudanças. Através desse sistema podemos saber em ciclo da vida estamos e como aproveita-lo da melhor maneira possível. Aqui falo no sentido de como estar presente no aqui e no agora com o menor sofrimento possível.
Conclusão
O budismo e a Astrologia Védica ensinam muitas coisas em comum e são complementares em seus conhecimentos. A Astrologia Védica, quando aliada a ética, moral e filosofia budista, pode tornar mais leve o caminho de todos aqueles que buscam a pacificação em benefício de todos os seres.