A Origem e Etimologia da Palavra Jyotisha

A astrologia védica foi chamada originalmente pelo nome de Jyotisha. Este termo do sânscrito deriva de duas raízes: “jyoti” que significa Luz, e “Isha”, que significa Senhor ou Deus. Jytish, então, literalmente significa “Senhor da Luz” ou “Luz de Deus”, em referência às luzes criadas por Deus através do Sol, a Lua, os planetas e todas as outras estrelas. É um conhecimento antigo que estuda os corpos celestes e as suas influências na vida humana.

Como dizia K. N. Rao, precursor da astrologia védica no Ocidente: “Atma boti Parama Dhanla”; em português, “A alma reside em um barco”. Este barco fluirá até desaguar em sua fonte, guiado com a ajuda da Jyotsh.

Em seu sentido místico original, a Jyotsha se propunha a conquistar os quatro princípios da vida humana: Dharma (mérito espiritual), Artha (adquirir saúde), Kama (alegria neste mundo) e Moksha (libertação da alma). Os astros governam não só a vida dos indivíduos, mas os interesses mundias fora dele também.

O estudo da influência da luz em todo ser vivente e não-vivente é a ciência da Jyotsha. A palavra “astrologia” também tem as mesmas raízes: “astro” refere-se a estrelas (fonte de luz) e “logos” a sabedoria. Tudo no universo está em movimento e mudança; estrelas são corpos luminosos irradiando energia no espaço. Os raios de luz vem de estrelas e refletidos por planetas, que são cercados seus próprios campos gravitacionais e magnéticos influenciando no comportamento da luz. A Terra, então, recebe essa luz.

De acordo com a antiga jyotsh shastra (escrituras), Saturno é o mais distante corpo planetário influenciando o corpo da Terra, e a Lua a mais próxima. O Sol é considerado a alma do nosso sistema solar. Essa energia de luz vinda do Sol, da Lua, planetas e estrelas todas separadamente influenciam o físico, meio ambiente, mente e espírito de todos os seres.

A astrologia védica usa cálculos matemáticos apurados para determinar a posição (passado, presente e futuro) de corpos celestes de maneira a especular o futuro de indivíduos e o destino de nações, impérios, reinos, guerras, revoluções e outros eventos terrestres.

A Jyotisha acredita que o homem é uma criação do cosmos, sendo o cosmos o próprio Universo, ordenado. Do ponto de vista Ayurvédico, todo ser humano tem um corpo único, denominado Prakruti. A Jyotsha também crê que todos possuem uma constituição planetária única e intransferível. Esta combinação rege todas as características psicossomáticas de um indivíduo. Essa combinação única depende inteiramente do tempo e lugar exatos de nascimento. Por isso seria muito importante checar o mapa astral védico para a verificar a compatibilidade pessoal antes de um casamento, trazendo clareza, comunicação e sucesso na vida conjugal. As pessoas deveriam planejar bem antes de construir uma casa ou iniciar algum tipo de trabalho de acordo com as posições planetárias mais favoráveis.

Apenas um desequilíbrio do dosha (sistema orgânico do indivíduo) causa doenças, da mesma forma o efeito indesejado de certos planetas podem se tornar um fator contra a saúde. De acordo com a Ayurveda (conhecimento médico antigo), todo indivíduo tem sete tecidos corporais, e de acordo com Jyotsha eles são influenciados por planetas diferentes. Primeiramente, o Sol influencia a consciência (estado de espírito) e os olhos, a Lua governa a mente, Mercúrio o intelecto e Júpiter supervisiona o conhecimento. Marte é relacionado com o sangue e o fígado, Saturno rege o sistema neuro-muscular. Vênus governa o sistema reprodutivo e o talento artístico. Jyotisha pode ser estudada sob aspectos diferentes: astro-fisiologia, psicologia, etiologia, patologia, sintomologia e terapias.

Como qualquer outra disciplina védica, o estudo da Jyotisha requer a instrução de um bom professor, para aprender corretamente como se aprofundar no seu mapa védico. É uma maravilhosa ciência de cura e autoconhecimento, capaz de dar direcionamento nos momentos de tribulação. A Jyotisha abraça toda a humanidade para trazer saúde, felicidade e harmonia em todas as relações.

Comentários
2018-08-23T22:15:46+00:00

About the Author:

1
Olá! Caso você queira mais informações sobre consultas e cursos, clique no botão verde abaixo para conversar conosco pelo Whatsapp!
Powered by