Sade Sati


O Que É?

O Sade Sati é um termo no idioma hindi que significa “sete anos e meio” e se refere a um período com esta mesma duração de tempo onde Saturno transita sobre o signo anterior, no mesmo ou no próximo signo em que Lua se encontra no nosso mapa astral védico, o que equivale as casas 12, 1 e 2 à partir de nossa Lua de nascimento. Cada uma dessas três fases do Sade Sati se encerram a cada 2 anos e meio. A maioria das pessoas longevas neste mundo passam por pelo menos três Sade Satis durante a vida.

Por exemplo, se a sua Lua natal for Peixes e o trânsito de Saturno se encontrar em Aquário, você estará passando pelo Sade Sati, pois o terrível planeta estará no signo anterior à sua Lua natal. O mesmo ocorrerá quando Saturno estiver em Peixes (mesmo signo) e também em Áries (próximo signo). Já quando Saturno estiver em Touro, o terceiro signo à partir do signo da Lua, o Sade Sati oficialmente terá acabado.

Quando estamos passando por algum Mahadasha ou Antardasha de Saturno, ou por um planeta que o ative, seja por regência de signo ou nakshatra, Saturno ganha o poder de ação amplificada no Sade Sati, trazendo infortúnios. Desta forma, ainda que estejamos no Sade Sati, seu efeito é mais sentido por aqueles que estão passando por seus dashas.

Dependendo da posição de Saturno e sua força no mapa astral védico, ele pode causar problemas judiciais, crises financeiras, queda de posição, falecimento de pessoas próximas, envolvimento com artes ocultas, tristeza e depressão. Geralmente, o Sade Sati tira aquilo que para nós é valioso e que temos apego, para nos mostrar que conseguimos continuar sem aquilo. Para algumas pessoas que estão buscando cargos públicos ou serem eleitos, este trânsito pode se mostrar pouco desfavorável, se o mapa natal tiver marcações benéficas que sustentem tal acontecimento.

Este não é o único momento onde vemos inauspiciosidade quando há algum trânsito de Saturno, existe também o Kantaka Shani, o espinho de Saturno, um trânsito onde Saturno aspecta ou senta nas casas 1, 8 e 10 à partir do ascendente, Lua ou Arudha Lagna.

 

Como Calcular O Sade Sati?

Abaixo você pode utilizar a nossa calculadora gratuita para verificar se o trânsito atual de Saturno está afetando a sua Lua natal, configurando um Sade Sati.

Saturno Na Astrologia Védica

Saturno é um planeta maléfico natural, ou seja, não costuma agir segundo a nossa vontade, ele é um agente kármico que julga e executa a pena justa de nossas ações, seja desta vida ou de vidas anteriores. Esta é uma consciência planetária (navagraha) muito temida pelos astrólogos desde tempos imemoriais, porque lida com parte do lado sombrio e difícil da vida dos seres viventes.

Shani é responsável pela longevidade das pessoas mais velhas, pela escassez, tristeza, depressão, miséria, doenças crônicas, problemas judiciais, mas também é o nosso senso de dever, responsabilidade, o medo que nos garante a sobrevivência, a humildade que nos faz amados e leva a sabedoria prática que nasce através da experiência. Na espiritualidade, ele é responsável pela ascetismo, pelas penitências e até mesmo pelas doutrinas ateístas. Ele tem uma forte influência na nossa profissão e legado. Na sexualidade e nos papeis de gêneros  ele está associado ao terceiro gênero, as pessoas transexuais e aos eunucos.

Ele é o planeta responsável pelo sucesso dos magistrados, juízes, advogados, funcionários públicos, agricultores, políticos, construtores, servos, latifundiários, mineradores e industriais.

 

“Om Chayaputraya Namaha
Reverencio aquele que é o filho das sombras

Om Nityaya Namaha
Reverencio aquele é eterno

Om Vidhirupaya Namaha
Reverencio aquele que é a Lei

Om Bhedaspadasvabhavaya Namaha
Reverencio aquele que  perturba a casa, os negócios e o governo

Om Kalatraputrashatrutvakaranaya Namaha
Reverencio aquele que cria inimizade com a esposa e os filhos §

 

Na mitologia védica, Shani é o filho do grandioso Deus Sol, Surya, com a obscura Chaya, sua sombra. Na história, Surya era casado com Sanjna, filha de um arquiteto celestial, Vishwakarma. Eles viviam felizes por um tempo e tiveram três filhos juntos. Um deles era Yama, que se converteu mais tarde no juíz dos mortos. Surya era um deus muito poderoso, emitindo luz e calor para todos ao seu redor, mas Sanjna não conseguia mais suportar mais tantos anos de casamento e exposição a radiação do Sol, ficando até mesmo muito escura.

Depois de muitos anos infelizes com Surya, ela decidiu deixá-lo. Como ela era uma boa mãe e se preocupava muito com seus filhos, ela teve que pensar em um plano para alguém cuidar de seus filhos, e seu plano era muito incomum. Ela criou uma cópia, uma duplicata, uma sombra de si mesma e essa duplicata de Sanjna era chamada Chhaya, que significa sombra. Surya e Chaya chegaram a ter outros filhos, um deles foi Shani. Quando Surya descobriu ele passou a maltratar Saturno e sua mãe diariamente, tratando-o como um filho bastardo e ilegítimo, principalmente por ter uma aparência escura, diferente da sua luz. Saturno e sua mãe ficaram profundamente ofendidos com isto. Saturno resolveu punir até mesmo seu pai pela tortura e humilhação causada contra a sua mãe.

Saturno recorreu ao Senhor Shiva, e através de penitências e severa disciplina, o Senhor concedeu a ele o poder de ser temido e respeitado por todos, tanto deuses, como humanos, asuras e serpentes, através do seu poder de punir a todos de acordo com suas boas e más ações, se tornando o senhor da justiça dos vivos, e seu irmão Yama, o senhor dos mortos.

 

Shanti Mantra de Saturno
नीलांजनसमाभासं रविपुत्रं यमाग्रजम्‌।

छायामार्तण्ड सम्भूतं तं नमामि शनैश्चरम्‌।

Aquele que parece resplandecente e majestoso como uma montanha azul. Ele é filho do Sol e irmão do Senhor Da Morte. Aquele que nasceu da Mãe Chaya e Martanda (outro nome do Sol). Eu me curvo a ele, que se move lentamente.

 

Leitura do Shri Shani Mahatmya

Saturno, após trazer uma intensa provação na vida do Imperador Vikramaditya lhe prometeu que todos aqueles que lessem e promovessem a leitura do Shri Shani Mahatmya, compilado no século 18 por Tatyaji Mahapati, seriam cuidados como a ternura de uma mãe pelo planeta. Por isso, a leitura aos sábados, com espírito alegre e jejum podem rapidamente diminuir a dor causada por este planeta. Você pode fazer a leitura gratuita deste livro aqui.

Hanuman Para Alívio De Saturno

Hanuman é uma encarnação do Senhor Shiva, como um servo devoto e leal do rei Rama, o príncipe protagonista da história do Ramayana. Ele é visto como um exemplo de devoção, lealdade, força física e espiritual. Geralmente, ele é evocado na intenção de desenvolver tais qualidades, mas também para nos proteger da ação de espíritos malignos e para conseguirmos a justiça que buscamos nos processos judiciais. Ele é a divindade que mitiga os temidos efeitos de Saturno em nosso mapa védico, principalmente quando estamos no Sade Sati ou debaixo de algum dasha inauspicioso do planeta.

A mitologia hindu apresenta uma ampla variedade de personagens e episódios narrativos que servem para simbolizar e explicar os diversos aspectos da realidade humana e divina. Um desses episódios é o relato da vitória do rei demoníaco Ravana sobre todos os semideuses, e seus esforços para assegurar o poder e a influência de seu filho, que viria ao mundo. Neste contexto, os Devas planejam fazer com que os nove planetas, ainda livres, se posicionem de forma astrológica desfavorável, a fim de minimizar os poderes do filho de Ravana. No entanto, Ravana, dotado de conhecimento em astrologia e poder formidáveis, é informado deste plano e captura os planetas, mantendo-os com as cabeças para baixo e impedindo que se movessem, para que não fossem capazes de mandar olhares.

O santo Narada Muni, manipula Ravana a fim de fazê-lo virar os planetas de cabeça para cima, de forma que o planeta Shani, cuja influência astrológica é considerada maléfica, pudesse lançar seu olhar maléfico, o Shani Drishti, sobre Ravana. Com raiva, Ravana prende Shani em uma gaiola sem abertura, mas anos depois, Hanuman, o devoto mensageiro de Rama, o liberta. No entanto, enquanto Hanuman, o devoto servo do Senhor Rama, se empenhava em auxiliar os habitantes da cidade de Lanka, ele se depara com Saturno e o liberta da prisão, aliviando assim a dor e a opressão que este sofria. Em agradecimento, Saturno abençoa Hanuman, declarando que aqueles que o venerarem jamais serão afligidos pelos efeitos maléficos de seus aspectos astrológicos. Desde então, mediante a prática da devoção a Hanuman, é possível se proteger dos aspectos negativos de Saturno.

Você pode saber mais sobre o poderoso mantra Hanuman Chalisa para apaziguar Saturno através do nosso artigo completo sobre o tema.

Comentários
2024-04-02T15:39:28+00:00

About the Author:

André Kërr é co-fundador da Academia Brasileira de Astrologia Védica e escritor best-seller na sessão “Espiritualidade” da Amazon Brasil. Ele é astrólogo védico, engenheiro de software, tradutor de livros clássicos e modernos da jyotisha, pesquisador da cultura indiana e desenvolve novas tecnologias para auxiliar a comunidade brasileira. Conhecedor das astrologias de Parashara, Jaimini, Brighu Nadi e KP.
1
Olá! Caso você queira mais informações sobre consultas e cursos, clique no botão verde abaixo para conversar conosco pelo Whatsapp!
Powered by