Manglik ou Mangal Dosha

 

O Que É Manglik?

Manglik é o nome dado a pessoa que possui a condição de Mangal Dosha (também chamado de Kuja Dosha). Quando tais configurações astrológicas acontecem podemos ver a ocorrência diversos problemas conjugais: casamento em idade muito avançada, agressividade entre os parceiros, instabilidade econômica, traições, falência, egoísmo, endividamento, adultério e às vezes viuvez. Esta posição ocorre quando Marte se encontra nas seguintes casas astrológicas apenas do mapa Rasi:

  • Marte na casa 1 – Egoísmo, falta de paciência e briga por liderança no casamento (leve);
  • Marte na casa 2 – Fala abrupta, muitos gastos e problemas com a família de nascimento (leve);
  • Marte na casa 4 – Fim da paz doméstica, brigas com a mãe e caráter agressivo (médio);
  • Marte na casa 7 – Atração por pessoas agressivas e egoístas, pouca fidelidade e demonstrações de violência (grave);
  • Marte na casa 8 – Violência oculta que pode aparecer só depois da união, sexualidade fora da norma, adultério e perda de propriedades (grave);
  • Marte na casa 12 – Problemas de saúde para o cônjuge, diminuição de atração quando está próximo e ser seduzido por pessoas comprometidas (médio);

Na verdade, uma boa parte da população possui este dosha (40%) e é um dos mais comuns, todos nós conhecemos alguém que quando criança gostava de outra pessoa e começava a maltratar, implicar e competir com quem amava para demonstrar seu afeto. Porém, para outras pessoas estas características podem não aparecer de forma óbvia, e surgir em algum outro estágio da vida, mas com um pouco de autoconhecimento e tempo de vida, vemos essas descrições se cumprirem de forma branda ou extrema.

Esta descoberta está longe de ser uma invenção moderna e já é bem conhecida em duas escrituras renomadas antiquíssimas de astrologia védica clássica:

“Se Marte estiver nas casas [1, 2,] 4, 7, 8 ou 12 à partir do ascendente, sem aspecto ou associação com qualquer benéfico [que dará algum alívio], seja o nativo uma mulher ou um homem, eles podem se tornar viúvos. Porém, se o homem e a mulher se unem em matrimônio possuindo ambos esta combinação, ela deixa de ter qualquer efeito.” – Brihat Parashara Hora Shastra, trecho do capítulo 80, verso 48

“Se Marte estiver nas casas [1], 2, 4 ou 8 no mapa natal de um homem, isso causará a morte de sua esposa. Se isto ocorrer no mapa astrológico de uma mulher, será prejudicial ao marido. Se esta combinação for encontrada em mapas de ambos, marido e esposa, então os resultados passarão a ser auspiciosos” – Jataka Parijata

Em Caminho Das Índias

O ano é 2009, a personagem da novela Caminho das Índias, Maya, descobre ser manglik, após ter o mapa astral védico analisado por um jyotisha (astrólogo védico). O sacerdote avisa a família do noivo que Maya é “amaldiçoada para o amor” e eles sugerem que ele arranje outro casamento para Raj, mas Raj acaba se casando com Maya de qualquer forma, mas antes disso, para quebrar esta maldição, “ela deverá se casar com uma bananeira”. Esta foi a primeira vez que este tema surgiu para as massas brasileiras, através das mãos da lendária novelista Gloria Perez, reprisada em 2015 e mais recentemente em 2022, mas devemos notar que a percepção da cena para maioria dos brasileiros se pareceu com uma excursão a uma cultura exótica, que segue superstições sem pé nem cabeça. Porém, isto ocorre principalmente porque é necessário explicar antes os valores e os fundamentos desta tradição milenar, que é a mais antiga viva até hoje no mundo, seguida por bilhões de pessoas e a terceira maior do mundo. O mangal dosha não é apenas uma questão indiana, nós ocidentais também somos afetados por essa condição, responsável por muitos divórcios e desentendimentos, 1 a cada 3 casamentos termina em divórcio no Brasil, enquanto na Índia, é de apenas 1 a cada 100.

 

Como Saber Se Sou Manglik

Apenas uma consulta oficial com um astrólogo védico profissional pode mostrar qual a origem real dos seus problemas conjugais de maneira bem detalhada, se você é realmente manglik, provavelmente as descrições feitas neste artigo já devem te fazer suspeitar que pode ser o seu caso, porém existem outras posições além do manglik que podem perturbar a vida conjugal, como você verá mais adiante neste artigo, e cada uma delas possuem procedimentos diferentes para serem apaziguados. Abaixo você pode calcular gratuitamente se você é ou não manglik:

Marte Na Astrologia

ॐ समरदुजŊयाय नमः
om samaradurjayaya namaha
(Saudamos aquele que é impossível de ser conquistado!)

ॐ तामसाधाराय नमः
om tamasadharaya namaha
(Saudamos aquele que contém tamas, ignorância e escuridão!)

 

Marte é uma consciência cósmica (navagraha) responsável pelos nossos instintos de raiva, desejo sexual físico, competitividade, agressividade, lógica e poder de dar início a algo. Apesar de ser um planeta que pode gerar sensualidade, ele é um planeta que não favorece muito uniões, contratos, acordos e casamentos de longo prazo, situações onde precisamos ceder um pouco e não fazer tudo do nosso jeito, transformando a alegria compartilhada a dois em uma satisfação carnal e egoísta. Ele é o indicador natural da casa 6, a casa do divórcio, acidentes e crises conjugais, a 12ª à partir da 7ª casa, ou seja, a casa da finalização do casamento.

Esse é um dos planetas que além de ser um maléfico natural, ou seja, não age necessariamente de acordo com a nossa vontade, ele possui guna tamas, ou seja, a qualidade da natureza que leva a ignorância, segundo a escola de filosofia Samkhya, pois leva o ser humano a cometer atos precipitados, egoístas, pouco sustentáveis à vida e a harmonia em sociedade.

Este planeta pertence a classe guerreira dos xátrias, os soldados ficam muito tempo nas guerras, ficam longes de casa e das suas esposas, podem vir a se apaixonar por pessoas desconhecidas durante o dever e precisam colocar em primeiro lugar as suas necessidades e das tropas, em outras palavras, sobreviver. Desta forma, sua energia é bastante oposta a harmonia necessária aos relacionamentos duradouros,  que precisam bem mais do que o fogo da paixão para se manterem.

Possíveis Cancelamentos

Parashara comenta que benéficos podem ajudar nestas posições, assim como outros autores modernos comentam que há possibilidade de alívio se Marte estiver nos signos de Áries, Escorpião e Capricórnio, ou conjunto a Rahu, porém, nenhuma dessas posições é realmente capaz de cancelar este dosha totalmente, apenas aliviá-lo, por isso, realizar as práticas espirituais das retificações são mais aconselháveis do que ficarmos buscando cancelamentos naturais no mapa.

Outras Posições Difíceis Para O Casamento

  • Casa 7 estar cercada por planetas maléficos (paap kartari);
  • Regente da casa 7 indo para casa 6;
  • Regente da casa 7 debilitado;
  • Vênus ou Júpiter cercado por maléficos;
  • Presença de planetas na casa 6, com exceção de Mercúrio, Júpiter e Ketu;
  • Sol, Rahu ou Ketu na casa 7;
  • Júpiter em Capricórnio ou Libra;
  • Maléficos na casa 2 do UL;
  • Vênus em Virgem;
  • Dentre muitas outras posições;

Retificações Planetárias

Apesar de poder ser um problema, nem tudo está perdido. Nestes milhares de anos de tradição védica, diversas pacificações para o planeta foram descobertas por sábios, pandits e purohits. Vamos enumerar algumas:

    1. Não casar com um não-manglik. Esta é a solução mais fácil para prevenir o problema, isto já pode ser identificado através de uma compatibilidade amorosa sinastria), mas também é a mais difícil quando alguém já se apaixonou por outra pessoa e deseja mais do que tudo ficar para sempre com outra pessoa.
    2. Ambos os cônjuges realizarem o mantra Mangala Gouri Devi no mês de Shravan (entre 23 de julho a 22 de agosto), iniciando em uma terça-feira, dia de Marte.
    3. Utilizar um Mangal Trikona Yantra devidamente energizado e consagrado.
    4. Kumbha Vivaha  – Cerimônia que simula um casamento, onde o primeiro noivo é um “pote” que será destruído junto a toda negatividade do dosha, sem a necessidade de concretização da noite de núpcias, e após isto, o Senhor Vishnu é adorado e suas bênçãos são pedidas.
Comentários
2022-12-11T20:29:47+00:00

About the Author:

André Kërr é co-fundador da Academia Brasileira de Astrologia Védica e escritor best-seller na sessão “Espiritualidade” da Amazon Brasil. Ele é astrólogo védico, engenheiro de software, tradutor de livros clássicos e modernos da jyotisha, pesquisador da cultura indiana e desenvolve novas tecnologias para auxiliar a comunidade brasileira. Conhecedor das astrologias de Parashara, Jaimini, Brighu Nadi e KP.
1
Olá! Caso você queira mais informações sobre consultas e cursos, clique no botão verde abaixo para conversar conosco pelo Whatsapp!
Powered by