Tudo Sobre Signos

O que geralmente conhecemos da maneira popular como “signo” – quando alguém nos pergunta qual o nosso – é na verdade apenas o signo solar, ou seja, a posição que o Sol ocupava em relação à Terra no momento em que nascemos. Ele é responsável por apenas uma parte das características da personalidade de uma pessoa segundo a astrologia.
Porém, quando nascemos não só o Sol estava em um signo, mas também todos os outros corpos celestes também possuíam os seus próprios signos, como por exemplo, a Lua, Vênus, Mercúrio, Marte, Júpiter, Saturno e muitos outros, além de claro, o nosso signo ascendente. O signo é uma ferramenta muito básica que faz parte da análise de autoconhecimento que possui a astrologia. Na verdade, o signo solar não é o mais importante, o signo da Lua é o mais importante que temos em nosso Mapa Astral. Já se a intenção é realizar uma compatibilidade amorosa outras posições devem ser comparadas entre um mapa e outro.

Existem muitas outras constelações além das que formam as 12 ou 13 que do seleto grupo dos signos do Zodíaco, mas estas 12 são exatamente as constelações que passeiam pelo caminho aparente onde o Sol percorre durante o ano todo, signo a signo, a cada mês. Este caminho é chamado de eclíptica. Cada uma delas ocupam em média 30º graus em relação aos 360º ao redor da eclíptica.

 

Características Dos Signos

As características dos signos derivam dos planetas que os governam (regem), podemos dizer, como uma forma de ilustração, que cada um dos sete planetas principais possuem um ou dois filhos, que são nascidos deles, parecidos com eles e que os obedecem, mas que também possuem algumas características individuais. Estes filhos são os signos regidos por cada um dos sete planetas visíveis.

Por exemplo, Marte é um planeta que rege a violência, mas esta mesma violência pode se expressar pelos signos de Áries e Escorpião, seus signos regidos e domicílios, de formas diferentes. Áries vai preferir o conflito físico e direto, já Escorpião prefere representar uma violência simbólica, uma forma de poder oculto nos bastidores, de forma manipuladora e estratégica.

Uma forma de decorarmos as regências é destacar as semelhanças que unem signos a um planeta em comum. O confiante Sol rege Leão; a bela Vênus rege Touro e Libra; a carente Lua rege Câncer; o violento Marte rege Escorpião e Áries; o comunicativo Mercúrio, Gêmeos e Virgem; o idealista Júpiter, Sagitário e Peixes; e o planeta do “povão”, Saturno, rege Aquário e Capricórnio.

Lembre-se que estas definições dos signos que daremos a seguir não se referem somente às posições do Sol em algum signo. Uma pessoa com uma Vênus em Peixes, pode ser tão mais artística ou diplomática como alguém que possui um Sol em Libra, pois estas qualidades se encontram exaltadas, pois o planeta das artes e diplomacia Vênus se encontra forte. Uma pessoa com Marte em Áries ou Marte em Capricórnio, pode ser tão assertivo quanto uma pessoa de Sol em Áries, pois Marte também se encontra forte.

Áries

Estes nativos são bastante assertivos e impulsivos, cheios de iniciativa, altamente competitivos e indagadores, gostam muito de ação e movimento, são lógicos e tendem a estourar com facilidade. Eles são pioneiros, corajosos e podem se deixar levar pela raiva. O Sol, Rahu e Marte se encontram excepcionais neste signo, no caso do Sol faz uma pessoa ativa, autêntica e cheia de vontade de viver, que apesar de ser criticada pela falta de diplomacia acaba liderando.

Touro

Este é um signo preocupado com o que é estético, bonito, popular e tradicional, passam a ideia de estabilidade e sensualidade, são teimosos, gostam das artes, música, tem dons financeiros são apegados aos prazeres sensoriais, podem ser bons cozinheiros. Ficam bastante instáveis caso sintam falta de dinheiro, mas são menos ambiciosos que outros signos, pois buscam conforto e não poder. A Lua, Rahu e Vênus se encontram fortes neste signo e conferem bons resultados.

Gêmeos

São pessoas sociáveis, comunicativas, multitarefas, instáveis, e possuem boa performance sexual, gostam de saber sobre os mais diversos assuntos, costumam não se encaixar dentro das expectativas sociais de gênero. Estes nativos devem tomar cuidado para não se envolverem em muitos projetos diferentes ao mesmo tempo, de forma a não conseguir cumpri-los, ou acabar sabendo de tudo um pouco, sem ser capaz de se especializar em nada. Mercúrio e Rahu se encontram fortes neste signo.

Câncer

Estes nativos são populares, apegados à família, empáticos, sensíveis, maternos e gentis. Eles são muito interessados em alimentação, cuidar de outras pessoas, ensinar e todos os assuntos associados ao lar. Podem ter uma mãe bastante presente, caso a lua não se encontre aflita, e é querido pelas mulheres. A Lua dá uma personalidade muito nutritiva neste signo, Júpiter em Câncer costuma dar ótimos resultados materiais,  já Saturno também fica bem posicionado indicando possibilidade de prêmios, prestígio social e poder.

Leão

Este signo torna uma pessoa autoconfiante, líder, aristocrática e com bom gosto estético, eles gostam de serem respeitados, admirados e de serem o centro da festa, são generosos, alguns buscam a fama e de fato a conseguem. Alguns deles que possuem a Lua em Leão em Purva Phalguni possuem fobias de animais e têm uma libido elevada. O Sol se encontra excelente nesta posição dando reconhecimento e respeitabilidade, Júpiter também se encontra forte dando dons criativos e autoridade, Saturno em Leão pode dificultar a fé em certos casos, mas faz com que o nativo trabalhe em mercados de luxo, governo e obtenha prestígio.

Virgem

Este signo indica uma pessoa detalhista, com muita vontade de ser útil às demais pessoas, precisam criar um vínculo especial com o próprio corpo e sua mente se estabiliza mais quando fazem serviços manuais. São bastante críticos, servis e metódicos, e podem desenvolver um grande amor pelos animais. Mercúrio nesta posição se encontra em um excelente estado, capaz de fazer bons profissionais da saúde, empresários e comunicadores talentosos.

Libra

Estas pessoas são bastante adaptáveis e diplomáticas, se entregam muito em seus relacionamentos, possuem dificuldade em ficar solteiras e gostam de ter muito cuidado com a própria aparência. Eles possuem uma grande necessidade de serem amados, são indecisos e gostam de optar pelo caminho do meio, pois precisam ver a si mesmos como pessoas justas. Vênus e Saturno se encontram excelentes neste signo. Em Saturno pode fazer bons arquitetos, profissionais da beleza e funcionários públicos.

Escorpião

Estes indivíduos são intensos, manipuladores, interessados em ocultismo e psicologia, querem ter o controle sobre tudo e alcançar elevadas posições sociais, gostam de conhecer tudo em grande profundidade e precisam de conexão sexual para que sua mente se torne mais estável. Suas emoções são extremamente intensas. Se a Lua estiver nesse signo, existirá má relação com a mãe, traumas profundos, mas excelentes resultados materiais. Marte e Ketu ficam excelentes neste signo.

Sagitário

Estes nativos são otimistas, adaptáveis, possuem inclinação espiritual, são indivíduos bastante intelectuais, com excelente memória, interessados na busca pela verdade, seja lá qual ela for. Eles gostam de compartilhar o seu conhecimento com as outras pessoas, buscam liberdade a todo custo e têm o dom de motivar quem se encontra ao seu redor. Costumam ser honestos, amigáveis e idealistas. Praticamente todos os planetas dão ótimos resultados neste signo, com exceção de Rahu, onde ele pode dar além das características comentadas, fases de fanatismo.

Capricórnio

São pessoas maduras, esforçadas, determinadas, realistas, trabalhadoras, tradicionais, reclamonas, exigentes consigo mesmas e possuem grande auto-responsabilidade, quando mais jovens agem de forma mais madura que as outras crianças da mesma idade. Eles possuem dificuldade de expressar os seus sentimentos e são reservados, e têm muito medo de parecerem vulneráveis para as outras pessoas.

Aquário

Esta lua se apresenta de forma muito parecida a do signo de Câncer, a diferença é que ela apresenta um caráter bastante humanitário, inventivo, original, rebelde, sociável em relação a de Câncer, tendo mais chances de sofrer perturbações mentais e apresentar comportamentos narcisistas para driblar sensação de vazio. A Lua, Júpiter e Saturno costumam dar ótimos resultados neste signo, Júpiter pode dar conhecimentos na área de saúde, mas também profundos conhecimentos espirituais.

Peixes

Estes nativos são humanitários, imaginativos, muito observadores, pouco autocentrados, podem se tornar pessoas muito espiritualizadas, muitas vezes se colocando em papéis de salvadores e vítimas. Tendem a adquirir comportamentos escapistas durante a vida. Eles possuem interesse em conhecimento espiritual, no mundo sobrenatural, psicologia, artes e assuntos médicos. Alguns possuem traços de genialidade. Praticamente todos os planetas dão bons resultados neste signo, principalmente Vênus – onde ele passa a indicar profunda espiritualidade, dons acadêmicos e artísticos. A única exceção é Mercúrio que em alguns casos pode dar uma comunicação abstrata, imprecisa e distraída.

Datas Dos Signos

O sol permanece aproximadamente um mês em cada um dos signos. As datas consideradas na astrologia ocidental são as indicadas na tabela na coluna “Datas Antigas”, que são até hoje as mais usadas em horóscopos de jornais, porém na realidade já mudaram há pelo menos 2.000 anos, uma vez que o fenômeno da precessão dos equinócios da Terra já as modificou, já a “Data Atualizada” seria onde se encontram as posições reais e astronômicas, conforme a precisa astrologia védica.

 

Precisamos lembrar também que nem tudo está no signo solar, temos ainda os outros planetas. A leitura do mapa astral védico pode te auxiliar a descobrir mais sobre você, o seu jeito de ser, os padrões inconscientes, como você se relaciona com pessoas importantes da sua vida, sua espiritualidade, propósito de vida e muito mais.

Muitas vezes uma pessoa pode erroneamente se identificar com um signo solar ocidental desatualizado, seja porque possui a Vênus ou Mercúrio no signo que ela imagina ter, pois estes planetas geralmente estão em signos muito próximos ao solar, também é possível que isto ocorra porque o Sol está cercado por planetas maléficos antes e depois dele, criando uma configuração especial que mudaria este signo para o próximo.

Vale também lembrar que astronomicamente se considera a existência de um 13º signo, chamado de Serpentário, onde o Sol passa por volta do dia 30 de Novembro a 18 de Dezembro, na astrologia védica o chamamos de constelação de Moola (A Raíz).

Elementos e Naturezas Dos Signos

Tudo no Universo, incluindo nós seres humanos, somos composto pelos 5 elementos: éter, ar, fogo, água e terra – Os Pancha Mahabhutas. Todos os signos estão associados a um desses elementos, que se agrupam e perfazem os doshas ayurvédicos que formarão nosso tipo de corpo e a personalidade de cada um.

Os signos de fogo (agni ou tejas) são assertivos, diretos e sinceros; já os signos de ar (vayu) são sociáveis, inconstantes e precisam de mudança; já os signos de terra (prithvi) são mais conectados aos temas da vida material e financeira; já os signos de água (jala) possuem muitas necessidades emocionais e precisam de tato para serem lidados; o quinto elemento, o éter (akash) está presente em cada um dos doze signos ao mesmo tempo.

 

 

A natureza dos signos indica até mesmo a dificuldade de um karma de vida anterior e a crença associada a ela se dissipar em um planeta, planetas em signos fixos são karmas complexos e dão personalidades mais teimosas, enquanto karmas em signos mutáveis e móveis são geralmente mais fáceis de serem superados. Signos móveis e mutáveis facilitam viagens, já signos fixos possuem maior dificuldade em concretizar tais objetivos.

A Origem Dos Signos

O Zodíaco é uma descoberta dos povos babilônicos, o primeiro povo a praticar qualquer forma de astrologia no mundo, este conhecimento foi adotado e ligeiramente modificado pelos gregos e, mais tarde, o mesmo ocorreu dos gregos para os hindus, que desenvolveram a avançada astrologia védica. Vemos desde 1.000 anos a.C. no almanaque astrológico babilônico MUL.APIN, as doze constelações do Zodíaco juntas a mais 54 outras catalogadas, que tinham interpretações ligeiramente diferentes das gregas e hindus.

No início, a astrologia védica utilizava-se exclusivamente do sistema de nakshatras, que são 27 constelações, até que houve o sincretismo do sistema hindu ao grego que podemos ver em textos históricos como o Yavana Jataka (Astrologia Segundo Os Gregos) através da expansão da cultura helenística de Alexandre O Grande, mais tarde os hindus aprimoraram os signos gregos com novos significados e observações. Por exemplo, a constelação de Gêmeos não são dois irmãos, mas um casal, pois esta constelação indica pessoas habilidosas em assuntos sexuais segundo os sábios; o signo de Capricórnio não é representado por uma cabra, mas por um crocodilo, que dá o bote pacientemente e é impossível ultrapassar suas escamas grossas, representando sua persistência e dificuldade de parecer vulnerável, dentre muitas outras variações simbólicas e de significado, a fim de alcançar a melhor representação possível para cada um deles.

Comentários
2022-12-16T17:35:08+00:00

About the Author:

André Kërr é co-fundador da Academia Brasileira de Astrologia Védica e escritor best-seller na sessão “Espiritualidade” da Amazon Brasil. Ele é astrólogo védico, engenheiro de software, tradutor de livros clássicos e modernos da jyotisha, pesquisador da cultura indiana e desenvolve novas tecnologias para auxiliar a comunidade brasileira. Conhecedor das astrologias de Parashara, Jaimini, Brighu Nadi e KP.
1
Olá! Caso você queira mais informações sobre consultas e cursos, clique no botão verde abaixo para conversar conosco pelo Whatsapp!
Powered by