Por Que A Vaca É Sagrada Na Índia?

As vacas são consideradas sagradas na Índia, assim como os cães e gatos são “sagrados” no Ocidente. Apesar da maioria dos ocidentais terem o hábito de consumir a carne de diversos animais, nós sentimos compaixão pelos nossos animais de estimação e nunca teríamos coragem de comê-los. O mesmo acontece com as vacas na cultura do subcontinente indiano, onde sendo animais de estimação, elas são percebidas como parte da família de muitas pessoas.

O afeto especial que cultivamos por determinadas espécies de animais, surgiu na História de uma aproximação de alguns animais amigáveis de certa espécie, ainda selvagem, que possuíam características que poderiam nos auxiliar em nossas próprias necessidades de sobrevivência, e com a convivência, estabelecemos laços.

Como Cães E Gatos Viraram Sagrados

Os cães domésticos, por exemplo, foram domesticados há pelo menos 12.000 anos atrás, originados dos lobos selvagens mais amigáveis que se aproximavam dos seres humanos em busca de restos de comida. Com o tempo, através de um maior contato entre as espécies, começamos a perceber a possibilidade destes animais nos auxiliarem em diversas tarefas, como a caça, a guarda do lar e a proteção do rebanho contra predadores. Através de uma forte seleção de certas características, nós mesmos criamos as muitas raças de cães que existem. Hoje em dia, os cães são considerados parte da família e são um símbolo de lealdade e amor incondicional para muitos.

Coon hunting - Wikipedia

Já os gatos domésticos tiveram um contato mais próximo com os seres humanos a partir de aproximadamente 10.000 anos atrás. Os felinos selvagens começaram, por conta própria, a se aproximar das plantações humanas que atraíam roedores em grande quantidade. Esses roedores, alimentados em excesso, passaram a se multiplicar e se tornaram uma praga, além de disseminarem diversas doenças. Os seres humanos apreciaram a presença dos felinos, pois eles ajudavam no controle desses animais e, como incentivo para continuar esse trabalho, começaram a fornecer alimentos aos gatos. O gato se tornou um símbolo de independência, elegância, limpeza, imprevisibilidade e autoestima; e até mesmo de beleza, quando uma moça diz que determinado homem é um “gato”.

Cute Cats Photos, Download The BEST Free Cute Cats Stock Photos & HD Images

Como A Vaca Virou Sagrada Na Índia

No caso das vacas, a consideração especial no subcontinente indiano surgiu durante o final do período védico da Índia. As vacas são animais extremamente úteis, pois praticamente tudo produzido por elas têm algum valor e utilidade, pois este animal fornece os cinco produtos chamados de “panchagavya“: seu leite, coalhada e manteiga alimentam as famílias, seu esterco é utilizado como combustível para cozinhar alimentos e adubar plantações, e sua urina é um poderoso fertilizante. Uma vaca é um ser valioso, tão precioso na cultura hindu, quanto ter ouro, terras ou uma casa. Além disso, as vacas possuem um comportamento pacífico e carinhoso.

Na mentalidade hindu, uma vaca leiteira viva contribui muito mais para uma comunidade do que uma vaca morta na banalidade de um churrasco de final de semana, principalmente porque a maioria dos indianos são vegetarianos ou procuram limitar o consumo de carne na sua limitação (81%§), e os que comem carne, obviamente se recusam a comer a carne de pets, como a vaca, pois cultivam afeição por elas.

Assim como nós achamos fofo fazer carinho nos animais domésticos quando os encontramos na rua, damos ração aos que estão abandonados, vemos vídeos de suas trapalhadas e alguns querem vesti-los com roupas engraçadinhas ou fofas, o mesmo ocorre na Índia, com as vacas, porém, a diferença é que lá o símbolo construído sobre este animal gracioso é de alguém que merece um grande respeito, assim como um cachorro policial que salva a vida de uma criança, pois é isto que elas fazem, são heroínas que permitem a sobrevivência das comunidades e das crianças pertencentes à elas. A vaca é um símbolo maternal, que mostra a provisão de Deus em nossas vidas.

Na cultura hinduísta, Krishna, uma das encarnações de Deus, está sempre acompanhado de vacas, considerando a si mesmo o protetor delas, a quem tem um grande afeto, e passa horas do dia tocando flauta com suas companhias. Na Índia, o mandamento de “amar ao próximo” é estendido a muito mais do que apenas a outras pessoas, mas a todos os seres deste mundo, este é o princípio de “ahimsa” (não-violência), de não cometer nenhum mal a nenhum ser senciente, por consequência, a maioria dos hindus que seguem a religião não comem nenhuma carne (40% da população), principalmente da vaca.

Matar vacas é proibido em diversas partes do Mahabharata, o maior épico da história da humanidade em extensão, e também no Código de Leis Manu Smrti. Em meados do primeiro milênio depois de Cristo, a matança de vacas foi considerada uma ofensa capital pelos reis Gupta, e a legislação contra a matança de vacas persistiu no século 20 em muitos estados onde o monarca era hindu, pois a vaca é um símbolo dos bons valores religiosos e do respeito à classe religiosa (brâmanes).

Comentários
2023-07-20T15:41:42+00:00

About the Author:

André Kërr é co-fundador da Academia Brasileira de Astrologia Védica e escritor best-seller na sessão “Espiritualidade” da Amazon Brasil. Ele é astrólogo védico, engenheiro de software, tradutor de livros clássicos e modernos da jyotisha, pesquisador da cultura indiana e desenvolve novas tecnologias para auxiliar a comunidade brasileira. Conhecedor das astrologias de Parashara, Jaimini, Brighu Nadi e KP.