Varahamihira

Varahamihira (em sânscrito: वराहमिहि) foi um brâmane e astrólogo védico da Índia Medieval. Suas obras remontam aproximadamente ao século V depois de Cristo, na cidade de Avanti (atual Ujjain)§, localizada no atual estado de Madhya Pradesh, no subcontinente indiano.

Biografia

 

Varahamihira, astrólogo védico medievalista e devoto de Surya

Varahamihira nasceu em Kapitthaka, atualmente conhecida como Kayastha, onde um grande templo e estátuas dedicados ao Deus Sol foram encontrados pela arqueologia. O astrólogo, que hoje é honrado como um rishi, assim como seu pai, era um fervoroso devoto do Senhor Surya. Por isso alguns escritos o chamam de Magadha, nome dado aqueles que adoravam ao Sol§. Com as bênçãos deste deus, que é o líder dos corpos celestes, ele recebeu auxílio para sua educação, desenvolvimento intelectual e obteve um legado que já perdura por milênios. Seu pai atendia pelo nome de Aditya-dasa, que significa “o servo do Sol”§. Mais tarde, alguns trabalhos de astrologia passaram a considerá-lo como uma possível encarnação parcial de Surya§.

Ele se mudou para a região de Avanti, quando iniciou a escrita de sua obras, com não mais do que 25 anos de idade§, e seu falecimento ocorreu por volta do ano 587§. Conforme a tradição, Varahamihira fazia parte da corte do Imperador Vikramaditya e era considerado uma das nove joias do Império, também conhecidas como Navaratnas§.

O historiador Ajay Mitra Shastri afirma que Dravya-vardhana, o rei de Avanti da segunda dinastia de Aulikara, foi o principal patrono de Varahamihira§. Suas obras são altamente relevantes e representam a fonte principal de conhecimento sobre a linhagem de transmissão de astrologia que surgiu na Índia Medieval. Essa linhagem passou a utilizar Spica (Chitra) como referência astrológica para cálculos, uma vez que o Sri Surya Siddhanta (e, portanto, os sábios da Antiguidade) parecem ter utilizado Revati como referência astronômica para o cálculo da precessão dos equinócios nos séculos anteriores§.

Principais Obras

  • Pancha Siddhantika (um compêndio que reuniu astronomia grega, egípcia, romana e indiana)§
  • Brihat Jataka
  • Brihat Yatra
  • Yoga Yatra
  • Brihat Vivaha Patala
  • Brihat Samhita
  • Laghu Jataka

Manuscritos datados de 1279 do “Brihat Samhita”, obra que impactou a astrologia de hindus, budistas e jainistas.

 

Comentários
2023-09-11T13:48:31+00:00